A Hyundai está mudando sua linguagem de design mais uma vez, embora não tenha conseguido implementar a última em toda a sua linha global. A nova direção de estilo, chamada de "Art of Steel", parece uma evolução do que a Hyundai vem fazendo com sua linha de modelos Ioniq, com uma influência um pouco mais retrô. E ele será apresentado por um conceito movido a hidrogênio que não apenas parece interessante, mas pode fazer algumas coisas interessantes.
Esse conceito é chamado de Hyundai Initium, que será apresentado no Salão de Los Angeles de 2024, em novembro. O conceito é alimentado por um sistema de célula de combustível de hidrogênio que opera um motor de 204 cavalos de potência e dá ao Initium um alcance declarado de 650 km com um tanque. Isso é mais do que seu antecessor, o Nexo, que só conseguia atingir 609 km e tinha 40 cavalos de potência a menos.
Na verdade, a Hyundai pretende produzir o Initium a partir de 2025, presumivelmente como um substituto para o Nexo FCEV lançado em 2018, que, por sua vez, serviu como um substituto para o iX35 FCEV. Assim como seus antecessores com célula de combustível de hidrogênio, que venderam apenas alguns milhares de carros por ano globalmente, na melhor das hipóteses (a maioria deles na Coreia do Sul), o Initium FCEV não será um modelo importante para a Hyundai no cenário mundial. Mas será importante do ponto de vista tecnológico - a Hyundai, juntamente com algumas outras montadoras, não está desistindo das células de combustível de hidrogênio, mesmo investindo muito mais recursos em carros elétricos a bateria.
O design do Initium é bastante ousado, com proporções excelentes, arcos de roda salientes e fachadas simples que apresentam conjuntos óticos com um design semelhante a pixels. A área da coluna C deve ter sido inspirada no Pontiac Aztek, pois é muito semelhante, incluindo o vidro traseiro inclinado no estilo fastback. As rodas de 21 polegadas do conceito apresentam coberturas aerodinâmicas para ajudar a reduzir o arrasto, mas também têm um visual bastante esportivo para esse tipo.
De acordo com o diretor de design da Hyundai, SangYup Lee, "Nosso desafio começou na fase de produção, em que levamos ao extremo a maleabilidade do aço para criar uma forma de arte. Com o Initium, criamos um design mais parecido com um SUV, que é sólido e seguro, refletindo nossa dedicação aos clientes por meio do 'design centrado no cliente'." A Hyundai está se preparando para revelar uma versão atualizada do Ioniq 6, que pode incorporar alguns elementos do design "Art of Steel".
Embora grande parte do foco da energia do hidrogênio tenha se voltado para veículos comerciais, caminhões de grande porte e aplicações industriais, a Hyundai é uma das poucas montadoras que acredita que o hidrogênio poderia ser usado em carros de passeio. Os coreanos estão comprometidos em manter o hidrogênio na linha de produção como uma forma de ajudá-los a atingir a meta de cumprir seus objetivos de carbono líquido zero até 2045.
O fabricante não informou se o Initium foi construído em uma nova plataforma ou em uma versão modificada de uma já existente, mas, assim como os EVs da Hyundai, ele terá carregamento bidirecional com recursos de veículo para carga (V2L) e veículo para casa (V2H). Um funcionário da Hyundai disse à Car and Driver que os 100 kWh de energia offboard do Initium são "suficientes para abastecer uma casa coreana típica por cerca de 10 dias".
Será que os compradores gostarão mais desse veículo a hidrogênio do que de outros? Como sempre, isso pode depender da infraestrutura, mas pelo menos o Initium tem planejamento de rota para isso também. Esperamos que ele realmente tenha estações para encontrar quando for colocado à venda.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Hyundai Ioniq 9: SUV elétrico topo de linha aparece em primeiras imagens
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Hyundai quer bater elétricos ''baratos'' chineses com produtos locais
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Hyundai e Kia trabalham em nova bateria econômica de alto desempenho