Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
Será "AMG primeiro, totalmente elétrico depois"
- Esse será o primeiro SUV desenvolvido inteiramente pela AMG.
- Ele se baseia na plataforma dedicada AMG.EA.
- O modelo sem nome competirá com o Porsche Cayenne elétrico.
A AMG já oferece uma versão melhorada do Mercedes EQE SUV, mas agora a marca de desempenho está preparando seu próprio veículo elétrico de alto desempenho. Em vez de atualizar um Mercedes existente, o pessoal de Affalterbach está desenvolvendo um SUV de alto desempenho separado. Ele será montado na plataforma AMG.EA dedicada e será um modelo de tamanho normal, portanto, pense no GLS em vez do GLE.
Na foto abaixo, o conceito Vision AMG de 2022 oferece um vislumbre de como poderá ser o futuro dos modelos elétricos personalizados da AMG. O novo SUV deverá compartilhar muitas características com a segunda geração do GT 4-Door Coupé, modelo que a marca vem revelando aos poucos. Este será mais um liftback com design esportivo e fluido, mas, desta vez, sem motores a combustão. Tanto o novo GT quanto o futuro SUV serão oferecidos exclusivamente como veículos elétricos.
Mercedes-AMG Vision AMG Concept
Por enquanto, sabemos apenas que "é AMG primeiro, totalmente elétrico depois". O modelo sem nome enfrentará modelos como o Lotus Eletre e o confirmado Cayenne EV da Porsche. A lógica nos diz que o SUV AMG de emissão zero será lançado em 2026, após a chegada do substituto do cupê GT de 4 portas no ano que vem. A potência deve vir de motores de fluxo axial desenvolvidos pela empresa britânica Yasa, uma subsidiária integral da Mercedes-Benz. Os motores elétricos fornecerão "substancialmente mais potência do que os motores elétricos convencionais".
Apesar de pesar apenas cerca de 24 kg, o motor elétrico de última geração, em formato de disco, promete entregar até 480 cavalos de potência e 80 kgfm de torque. O sistema AMG.EA é projetado para suportar motores duplos em cada eixo, o que possibilita uma configuração com quatro motores, elevando o super SUV a um patamar de potência de quatro dígitos. A AMG destaca uma "combinação incomparável de densidade de potência, tamanho e peso" para o motor elétrico, além de uma bateria mais fina, com densidade de energia 40% maior em comparação com as baterias convencionais. O carregamento ultrarrápido é garantido pela arquitetura elétrica de 800 volts.
Ainda é cedo para dizer qual será o preço do novo SUV, mas ele provavelmente custará mais do que o Mercedes-AMG EQE SUV, que está disponível nos Estados Unidos a partir de US$ 110.750 (aproximadamente R$ 632 mil).
Fonte: Mercedes-AMG
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