ZF revela extensor de autonomia que atua como gerador e propulsor elétrico
Sistema eRE+ da ZF transforma o gerador movido por motor a combustão em um motor elétrico auxiliar
A ZF quer reinventar o conceito de extensor de autonomia. A fornecedora alemã, conhecida principalmente por suas transmissões automáticas, apresentou um novo sistema que transforma o gerador — movido por um pequeno motor a combustão — em um motor elétrico auxiliar capaz de tracionar as rodas, mesmo sem conexão mecânica direta com o eixo.
Batizado de eRE+ (Electric Range Extender Plus), o sistema faz parte de uma nova linha de extensores de autonomia da ZF que trabalha com arquiteturas de 400 e 800 volts. A unidade integra inversor, conjunto planetário, embreagem e diferencial, tudo gerenciado por software embarcado.
A proposta é simples, mas engenhosa: o motor a combustão não move diretamente o carro. Sua função é acionar um gerador — que, por sua vez, atua como fonte de energia para recarregar a bateria. O diferencial é que este gerador também é um motor elétrico que pode, quando necessário, transmitir torque para as rodas, funcionando como uma segunda unidade motriz.
A produção está prevista para começar em 2026. A ZF oferecerá duas opções:
-
eRE tradicional, com potência de 70 a 110 kW (95 a 150 cv), ideal para o eixo traseiro;
-
eRE+, com potência entre 70 e 150 kW (95 a 204 cv), pensado para o compartimento dianteiro — assim como um motor a combustão convencional.
Galeria: Extensor de alcance elétrico ZF (eRE) e Extensor de alcance Plus (eRE+)
Juntos, os dois módulos podem entregar mais de 300 cv, aproveitando uma plataforma elétrica já existente, sem a necessidade de adaptar estruturas para trens de força a combustão.
A ideia é fornecer uma alternativa mais barata e eficiente do que desenvolver um PHEV (híbrido plug-in) completo. “O novo interesse e a crescente demanda por extensores de autonomia mostram que o potencial dessa tecnologia está longe de se esgotar — especialmente em plataformas projetadas para propulsão 100% elétrica”, explica Dr. Otmar Scharrer, vice-presidente sênior de P&D em powertrain eletrificado da ZF.
Outras montadoras e fornecedores também têm estudado soluções parecidas. Renault e Geely, por meio da joint venture Horse Powertrain, apresentaram recentemente ideias para adaptar plataformas de veículos elétricos para soluções híbridas, sem comprometer o layout original.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Horse cria tecnologia inédita que elimina gasolina dos motores EREVs
Alta do petróleo acelera vendas de elétricos em 50 países, diz IEA
Geely apresenta sistema elétrico 16 em 1 com eficiência recorde de 93,8%
BYD emplaca três modelos entre os 10 carros mais vendidos do Brasil
MG anuncia bateria semissólida para híbridos plug-in a partir de 2027
Por que a indústria aposta na bateria semissólida antes da estado sólido
BYD lança sedã PHEV com 400 km de autonomia elétrica por R$ 150 mil