Ë.PIC - Citroën fará expedição épica no Saara com veículos elétricos

Projeto também contará com réplicas elétricas do Golden Scarab para celebrar 100 anos da primeira expedição

Citroën E-Mehari Citroën E-Mehari

Cem anos após sua primeira expedição, a Citroën anunciou que embarcará em um novo desafio em 2022: o Ë.PIC, uma expedição 100% elétrica pelo deserto do Saara.

Em 2022, cem anos após a primeira expedição no Saara, a Citroën tentará repetir a conquista com o Ë.PIC. De acordo com a montadora francesa, o projeto envolve grandes desafios humanos e tecnológicos para promover formas inovadoras e sustentáveis ​​de mobilidade. As datas coincidem exatamente com o aniversário original da primeira expedição: 19 de dezembro de 2022 a 7 de janeiro de 2023.

Em nota, a marca destaca que o objetivo do desafio não é a velocidade, mas sim uma aventura humana a bordo de três tipos de veículos que destacam o passado, o presente e o futuro. Farão parte deste desafio duas réplicas, Golden Scarab e Silver Crescent, veículos elétricos de produção da gama Citroën de 2022 e um futuro carro-conceito 100% elétrico que ainda não foi revelado.

O objetivo é manter a mesma rota histórica para que um total de 3.170 km seja percorrido em apenas 21 dias (com os ajustes necessários no contexto geopolítico de algumas das áreas atravessadas).

Grande atrativo desta experiência será a forma como os carros elétricos serão recarregados. O deserto do Saara é uma região com abundância dos raios solares, povoados remotos que não dispõem de energia elétrica abundante e um grande desafio imposto pelas grandes savanas, além das dunas. Será um bom exemplo de como a mobilidade elétrica pode avançar, até mesmo em regiões remotas como o Saara.