Com início de venda marcado para 17 de junho, o Volkswagen ID.3 é um modelo decisivo para a marca em seu plano estratégico para eletrificação da frota. Poucos dias após ser exposto na primeira 'ID. Store', o hatchback elétrico também será o responsável por inaugurar uma nova modalidade de vendas dentro da empresa.
Historicamente, as revendas sempre tiveram papel fundamental na comercialização de automóveis do grupo, mas agora isso muda um pouco, pois os concessionários passarão a ser 'agentes' recebendo uma comissão fixa pela venda. Em anúncio, a Volkswagen disse que 100% dos parceiros de varejo da marca concordaram com o seu novo papel na venda de carros elétricos.
Reserva on-line
O novo modelo de vendas funciona assim: o cliente faz o pedido diretamente à Volkswagen, que pode ser on-line ou off-line, e indica um revendedor preferido para concluir o processo. A partir daí o concessionário assume o papel de agente. Na prática, em vez de vender o carro, ele irá dar suporte ao processo de aquisição, organizando o test-drive, acompanhando o andamento do pedido, os opcionais solicitados e garantindo a entrega de forma satisfatória.
Holger B. Santel, chefe de vendas da VW na Alemanha, comentou:
"Todos os nossos parceiros estão agora 100% a bordo. A ampla aprovação de nossos parceiros de varejo para o modelo de agência é um forte sinal para o futuro. Da perspectiva do cliente, a Volkswagen e o varejo se tornam uma unidade com o modelo de agência. E essa experiência de compra coordenada e perfeita em todos os pontos de contato é exatamente o que nossos clientes desejam.
O revendedor não precisa mais financiar veículos com antecedência. Também damos apoio ao custo de estoque e os custos associados aos veículos de showroom. Estamos oferecendo aos revendedores um conceito de leasing extremamente atraente para veículos de demonstração."
Para tornar essa modalidade mais atrativa para os compradores a Volkswagen criou um novo configurador on -line chamado Thunder. Ele permite ao cliente personalizar seu ID.3 de forma bem simples e intuitiva, se comparado aos configuradores atuais, com no máximo 10 cliques até a conclusão do pedido.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Em breve no Brasil, Zeekr X ganha versão acessível de R$ 110 mil na China
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
BYD atinge marca histórica com 500 mil veículos vendidos em outubro
Euro NCAP reprova sistema ADAS do BYD Yuan Plus
Tesla anuncia marco de 7 milhões de carros elétricos produzidos