• Utilitário elétrico está inserido no novo plano de eletrificação da GM
  • Marca norte-americana não quer perder terreno para a Tesla
  • Van comercial 100% elétrica pode usar a mesma plataforma do GMC Hummer

Se preparando para uma guinada estratégica rumo aos carros elétricos, a GM está desenvolvendo uma nova van comercial totalmente elétrica, apurou a agência de notícias Reuters citando cinco diferentes fontes anônimas na corporação. O utilitário tem previsão de chegar ao mercado em 2021.

A pressa da empresa é explicada pelo fato de que eles não querem repetir seus erros e não deixar que outras montadoras, principalmente a Tesla, dominem este mercado promissor. A GM admite que o Tesla Model 3 conseguiu se tornar o líder absoluto no mercado de carros elétricos e não deseja que essa história se repita no segmento de veículos comerciais leves.

Galeria: UPS - Serviço de entrega

O projeto recebeu a designação interna BV1. Tecnicamente, ele terá muito em comum com a picape elétrica GMC Hummer, que deveria estrear em maio, mas a estreia pública foi cancelada devido ao coronavírus. Em particular, os dois carros receberão baterias semelhantes e, possivelmente, uma plataforma comum: no passado, as vans a combustão da GM eram tradicionalmente baseadas nas picapes.

A GM estará longe de ser o único participante no mercado com tecnologia semelhante. Então, as vans elétricas para a Amazon serão desenvolvidas pela Rivian: é o protótipo dele que é mostrado na imagem de abertura da matéria. Além disso, em 2022, a versão totalmente elétrica do Ford Transit chegará ao mercado dos EUA.