Jeep Compass e Renegade híbridos têm estreia oficial; Brasil aguarda até 2021
Versões híbridas plug-in serão produzidas na Itália
- Jeep Renegade 4xe e Jeep Compass 4xe foram apresentados em um evento online pela FCA
- Ambos os modelos já estão à venda na maioria dos países europeus
- Versão híbrida plug-in de ambos os modelos chegará ao Brasil em 2021
Revelada no Salão de Genebra 2019 e desde então marcando presença em outros eventos, a versão híbrida plug-in (recarregável) dos modelos Jeep Compass e Jeep Renegade foi apresentada de forma oficial durante um evento online da FCA nesta segunda-feira (20) na Europa.
Trata-se dos primeiros modelos híbridos plug-in da Jeep que a partir de agora já podem ser encomendados nos diversos mercados europeus (até o momento eles estavam disponíveis em pré-venda para alguns países). As primeiras entregas estão previstas para setembro de 2020.
Galeria: Jeep Compass 4xe
Segundo a Jeep, mais de mil pedidos foram coletados para as versões "First Edition" em oito mercados desde o anúncio no início do ano. Agora, eles estão sendo oferecidos com preços iniciais de 44.400 euros (R$ 270.900) para o Renegade 4xe e 38.500 euros (R$ 235.000) para o Compass 4xe.
O Renegade 4xe adota um sistema híbrido plug-in composto pelo motor 1.3 turbo em opções de 130 ou 180 cv associado a uma unidade elétrica de 60 cv que move as rodas traseiras. A potência combinada é de 190 ou 240 cv. O irmão maior Compass 4xe utiliza o mesmo conjunto que o Renegade e ambos se destacam pelo ótimo consumo médio de 50 km/l com emissões de CO2 de 50 g/km.
O desempenho é condizente com a proposta: aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e velocidade máxima de 200 km/h em ambos os modelos (versão de 240 cv).
Galeria: Jeep Renegade 4xe
O Jeep Renegade 4xe e o Jeep Compass 4xe estão equipados com uma bateria de 11,4 kWh em uma arquitetura de 400 volts. A autonomia no modo totalmente elétrico para ambos é estimada em 50 km.
Exclusiva para as versões Trailhawk é o modo para trafegar em pedras, para tração máxima. Os outros modos de condução são:
- Auto: o sistema gerencia de forma automática
- Sport: utiliza a potência do sistema híbrido
- Snow: para maior aderência em pisos escorregadios
- Sand/Mud: dedicado a trechos de areia ou lama
São 3 opções diferentes de tração elétrica, com as seguintes configurações:
- Hybrid 4x4: a tração é gerenciada totalmente pelo sistema, de acordo com a necessidade
- 4WD Lock: a tração nas quatro rodas é ativada até uma velocidade máxima de 15 km/h
- 4WD Low: para maximizar o desempenho da tração nas quatro rodas em terrenos arenosos ou rochosos
Estes opções de tração são complementadas com 3 modos de condução:
- Hybrid: o sistema escolhe de forma independente qual motor utilizar, sempre buscando a máxima eficiência possível
- Electric: o carro funciona somente com o propulsor elétrico, desde que o nível de carga da bateria permita.
- E-Save: dividido em dois tipos diferentes:
- Battery save: para proteger a carga da bateria o máximo possível, priorizando o motor de combustão interna
- Battery charge: para recarregar as baterias até 80% de sua capacidade, aproveitando o trabalho do 1.3 turbo a gasolina e a energia gerada
Lançamento no Brasil
Ambas os modelos já foram confirmados para o Brasil, no entanto, o presidente do grupo FCA na América Latina, Antonio Fliosa, disse que o lançamento de algumas novidades previstas para o Brasil poderiam sofrer atraso de até seis meses por conta da pandemia de Covid-19. Com promessa de preços competitivos, a marca havia indicado que iniciaria a importação do Jeep Renegade e Compass PHEV ainda em 2020 com valores abaixo de R$ 200 mil, mas agora eles virão somente em 2021, certamente com valores acima desse patamar.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
Fiat Grande Panda elétrico chega ao mercado e ameaça o futuro do 500e
Novo Jeep Compass terá tração integral somente na versão elétrica
China ultrapassa EUA na corrida da IA e dos veículos elétricos
Jeep estuda híbridos tradicionais como alternativa aos plug-ins e elétricos
Avatr 11: SUV elétrico futurista da Huawei e CATL é flagrado no Brasil
Jeep Wagoneer S de 600 cv enfrenta Tesla Model Y em desafio de aceleração