Assim como a maioria dos grandes grupos automotivos, a Hyundai também aumenta a aposta nos sistemas de condução sem interferência do motorista. Com esta finalidade, a Hyundai Motor Group e a Aptiv PLC revelaram nesta semana a Motional, marca dedicada ao desenvolvimento do sistema de condução autônoma que estará nos veículos da marca.
Formada pelo Hyundai Motor Group e pela empresa de tecnologia Aptiv, a joint venture foi fundada em março de 2020 para promover o desenvolvimento e a comercialização dos veículos autônomos.
Karl Iagnemma, presidente e CEO da Motional, disse:
"A Motional, em todas as suas formas anteriores, tem liderado a tecnologia sem motorista há décadas. Nosso DNA - uma combinação da expertise da Aptiv em tecnologia avançada e a liderança da Hyundai tanto em fabricação de veículos quanto em P&D - é exclusivamente poderoso, e nos posiciona para alterar fundamentalmente o modo como as pessoas se deslocam em suas vidas"
"O que estamos desenvolvendo é algo da maior relevância que existe. A pandemia desafiou a comunidade global a repensar o transporte, e os governos e as pessoas querem mais e melhores opções. Estamos empolgados em trazer a tecnologia sem motorista de maneira segura e confortável para a vida diária."
A Motional está desenvolvendo e comercializando veículos SAE Nível 1 - veículos autônomos que desempenham todas as funções de direção. A empresa começará testando seus sistemas sem motorista em 2020, e seus sistemas sem motorista e tecnologia de suporte estarão disponíveis para provedores de robotaxi e operadores de frotas em 2022.
Entre as realizações da equipe estão a promoção da primeira viagem totalmente autônoma pelo país nos EUA, o lançamento do primeiro robotaxi piloto do mundo (Cingapura; 2016), e a operação da frota de robotaxi pública mais estabelecida do mundo (Las Vegas; desde 2018). Essa frota proporcionou mais de 100.000 corridas, com 98% dos passageiros classificando sua experiência com 5 estrelas, num total de 5 estrelas.
Em atual expansão, a Motional está sedeada em Boston, com equipes em Pittsburgh, Las Vegas, Santa Monica, Cingapura e Seul. O escritório mais recente, Seul, servirá como uma central principal de tecnologia e local de testes.
Fonte: Hyundai/Aptiv
RECOMENDADO PARA VOCÊ
“Google da China”, Baidu já opera seu robotaxi autônomo antes da Tesla
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Tesla apresenta o Robovan, ônibus autônomo para 20 pessoas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volvo EX90 está "tecnicamente pronto" para direção autônoma; entenda
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Robotáxi de Google e Waymo se prepara para testes em vias públicas em breve