Poucos dias após a chegada às lojas do ID.3, a Volkswagen anuncia de forma oficial o início da produção em série do ID.4 na fábrica de Zwickau, na Alemanha. Estratégico, o segundo modelo da família de carros elétricos da marca alemã será um modelo global, inclusive com promessa de chegar ao Brasil mais adiante.
Com estreia mundial marcada para o final de setembro, o SUV elétrico da Volkswagen tem como meta ajudar a marca a se tornar líder global em termos de mobilidade elétrica, o que não é uma tarefa fácil. Em comunicado, o CEO da VW, Ralf Brandstätter, disse:
"Com o ID.4, a Volkswagen está adicionando um veículo totalmente elétrico à sua oferta na classe de SUVs compactos, o segmento de maior crescimento do mundo."
"Seguindo o ID.3, este já é o segundo modelo baseado na matriz de acionamento elétrico modular (MEB). Daqui para frente, o carro será fabricado e vendido na Europa, na China e, posteriormente, também nos EUA. É assim que estamos expandindo a plataforma MEB globalmente e estabelecendo as bases econômicas para o sucesso de nosso ID. família."
Dado o esforço do Grupo alemão nesta missão, em que pese alguns problemas na fase final do ID.3, o futuro realmente parece promissor. Para isso, o Grupo VW investirá cerca de 33 mil milhões de euros até 2024, dos quais 11 mil milhões de euros foram destinados à Volkswagen. A marca espera produzir nada menos que 1,5 milhão de carros elétricos em 2025.
De acordo com a programação da Volkswagen, que investiu 1,2 bilhão de euros na fábrica de Zwickau para a mobilidade elétrica, em 2021, quando tiver completado um ano de produção, cerca de 300.000 veículos elétricos terão deixado as linhas de montagem da unidade alemã. Dessa forma, o local se transformará na maior fábrica de elétricos da Europa.
Assim como o ID.3, o ID.4 é baseado na arquitetura modular (MEB) da Volkswagen. Se destaca pelo baixo coeficiente de arrasto de 0,28, amplo espaço interno e autonomia de mais de 500 quilômetros (WLTP) com uma única carga. Inicialmente, o SUV elétrico será lançado com tração traseira, sendo que a tração nas quatro rodas virá num segundo momento.
Especificações técnicas:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GAC, que chega ao Brasil, lançará compacto de olho no BYD Dolphin
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde e supera Porsche Taycan em Nürburgring
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Marca Scout da VW já está pensando em um 3º veículo elétrico menor
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Tesla Model 2 está cancelado; então o carro elétrico barato é o Cybercab?