• e-Delivery terá a produção concentrada na fábrica da VWCO em Resende/RJ 
  • Início das entregas estão previstas para o primeiro semestre de 2021 

Em comunicado, a VWCO Volkswagen Caminhões e Ônibus informa que teve início a produção dos primeiros caminhões elétricos e-Delivery em sua fábrica-laboratório, instalada no complexo de Resende (RJ). A área, chamada Planta Piloto, é responsável pela definição e confirmação do processo produtivo e treinamento dos processos. Por meio desse mapeamento está sendo realizada a adequação das linhas que abrigarão a produção em série.

O primeiro veículo que sairá da fábrica-laboratório destina-se ao treinamento da fábrica e dos operadores do Consorcio Modular. Os ensaios são realizados também em laboratórios em todo o país e no campo de provas da VW Caminhões e Ônibus, onde engenheiros especializados da marca conduzem simulações que permitem agilizar o resultado das avaliações - 6 meses de testes na pista equivalem a 10 anos em condições normais de rodagem.

Galeria: Volkswagen e-Delivery

"Tal como há 25 anos, quando amadurecemos nosso processo produtivo numa linha experimental em Resende, começamos a consolidar nosso know-how também na manufatura de veículos elétricos. E avançamos no desenvolvimento de um portfólio nesse segmento, focados na validação estrutural, de durabilidade e outros requisitos funcionais do caminhão elétrico e-Delivery", afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Além disso, as equipes dedicadas à produção do e-Delivery estão sendo treinadas para as demandas específicas da propulsão elétrica, tais como montagem da bateria e comissionamento (quando o veículo elétrico é energizado pela primeira vez) em alta voltagem (acima de 600 volts).

A VW Caminhões e Ônibus é a pioneira no desenvolvimento e produção no projeto de um caminhão elétrico brasileiro e dá mais um passo para o desenvolvimento do e-Consórcio, que tem como empresas parceiras Bosch, CATL, Moura, Semcon, WEG, Meritor e Siemens.

Fonte: VWCO