A Renault está passando por uma ótima fase na Europa. O elétrico Zoe está batendo recorde de vendas na continente e a montadora colocou quatro carros entre os dez primeiros do total de vendas em setembro na Itália: Renault Clio e Captur, Dacia Sandero e Duster.

Agora, a submarca Dacia se prepara para fazer a sua estreia no segmento de veículos zero emissões com o Dacia Spring, a versão 100% elétrica do nosso conhecido Renault Kwid, modelo que tem todas as credenciais para sacudir o mercado com sua proposta de baixo custo e será apresentado ao público no dia 15 de outubro.

Galeria: Dacia Spring Concept 2020

O plano da Renault

A Dacia Spring, aliás, será a protagonista do evento Renault eWays com a qual o fabricante francês ilustrará a sua visão sobre a mobilidade eletrificada de 15 a 27 de outubro.

O próprio Luca De Meo, novo CEO da marca, vai mostrar o caminho que a empresa vai percorrer no tema da mobilidade elétrica. Três novidades sobre quatro rodas:

  • Dacia Spring: carro elétrico de baixo custo derivado do Renault City K-ZE
  • Renault Arkana: SUV-coupé disponível com opções híbrido leve ou totalmente híbrido
  • Showcar baseado no CMF-EV: avanço da plataforma que Nissan, Renault e Mitsubishi criaram do zero para o carro elétrico do futuro

Galeria: Renault City K-ZE - Salão de Xangai

Elétrico para todos

Já sabemos muito sobre o Dacia Spring. Por exemplo, que ele deriva do elétrico Renault K-ZE City que a empresa vende na China, que será um SUV compacto de 3,75 metros de comprimento, que terá autonomia de cerca de 200 km graças a uma bateria de 26,8 kWh e, principalmente o preço baixo.

A imprensa europeia relata que executivos da Renault estimam que o preço inicial do "Kwid elétrico" ficará abaixo dos 15.000 euros. Caso realmente atinja nesse patamar e aplicando os bônus e incentivos, o preço final ficaria em torno de 8.500 euros (R$ 56,1 mil), o que certamente criaria uma 'revolução' no segmento de carros elétricos na Europa. 

Com proposta bem interessante, esta versão ainda não está confirmada para o Brasil, mas considerando o baixo preço e a vocação urbana, não deveria ser descartado para o nosso mercado no futuro. Enquanto aguardamos a revelação oficial e a demais informações, confira as principais características do modelo:

  • Comprimento: 3,75 metros
  • Largura: 1,58 metros
  • Altura: 1,48 metros
  • Distância entre eixos: 2,42 metros
  • Porta-malas: 300 litros
  • Bateria: 26,8 kWh
  • Autonomia: 200 km (WLTP)