A BMW está começando uma nova fase na eletrificação de seus veículos e ela começa com o iX3, primeiro SUV elétrico da marca alemã, que começou a ser produzido em série na última semana pela joint venture BMW-Brilliance Automotive em Shenyang, China.

Este novo iX3 é produzido ao lado do X3 convencional na linha de montagem e será exportado para diversos mercados globais. No entanto, ao menos em um primeiro momento, o foco principal parece ser a Europa e a China - ainda não há uma data oficial de lançamento aqui no Brasil.

Galeria: BMW iX3 - início de produção em série

De acordo com a BMW, as instalações da BBA na China são diferenciadas por seu sistema de gerenciamento de qualidade abrangente e "conceito de defeito zero".

"A BBA realiza testes rigorosos de tudo, desde a bateria até o carro acabado para garantir a segurança do veículo BMW iX3. 128 testes mecânicos e 994 testes de funcionalidade de software garantem a alta qualidade das baterias de alta tensão em todo o ciclo de vida. 140 testes funcionais de verificação todos os aspectos do veículo durante a aceleração, em particular as condições da estrada e em estradas rochosas. Como resultado, o BMW iX3 é adequado para todos os tipos de estradas e atende às altas demandas de diferentes condições de direção."

O lançamento do iX3 representa um marco para a BMW, pois é o primeiro modelo equipado com o sistema de propulsão elétrica BMW eDrive, constituída por um motor elétrico completamente novo, bem como o conjunto de componentes eletrônicos, unidade de carregamento e bateria de alta densidade. 

O iX3 é impulsionado por um único motor elétrico e uma bateria de 74 kW (80 kW de capacidade nominal) que produz 286 cv e 40,6 kgfm de torque. A autonomia estimada é de 460 km (WLTP). Este conjunto permite ao SUV elétrico acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8  segundos e atingir a velocidade máxima de 180 km/h (limitada eletronicamente).

O SUV elétrico também conta com um novo sistema de recarga de 400 volts, com capacidade de até 150 kW. Isso permite uma recarga de 0% de 80% da capacidade em aproximadamente 34 minutos. 

Confira alguns aspectos da linha de produção do iX3 no vídeo abaixo:

Galeria: BMW iX3 (2020)