As únicas opções de carros eletrificados da McLaren até agora têm sido os modelos topo de linha, como o P1 e o Speedtail. No entanto, a fabricante britânica começará a eletrificar os carros mais 'acessíveis' da sua gama e o primeiro deles acaba de ser confirmado para ser revelado em 2021.
Chamado de McLaren HPH (abreviação de High-Performance Hybrid), este é um carro híbrido plug-in inédito construído em uma totalmente nova plataforma chamada McLaren Carbon Lightweight Architecture (MCLA). Afirma-se que essa arquitetura torna o carro especialmente emocionante de dirigir, mesmo que ele não seja mais movido pelo V8 biturbo da McLaren.
Esse motor será substituído por um novo V6 que para o HPH será auxiliado por motores elétricos. Não será um carro com tração nas quatro rodas, entretanto - toda a potência combinada do propulsor a combustão e dos motores elétricos será fornecida apenas para as rodas traseiras.
Em relação a autonomia no modo totalmente elétrico, a McLaren diz que será de cerca de 32 km. Ainda não foi revelado qual será o tamanho da bateria, mas certamente será maior do que a bateria de 4,7 kWh do P1, que permitia que o carro percorresse até 11 km apenas com eletricidade.
Não sabemos exatamente quando o modelo será mostrado em 2021, mas certamente é um marco importante para a empresa. Com o seu lançamento, a McLaren também deixará de usar a designação Sports Series para seus modelos, embora imaginemos que o fabricante encontrará novas maneiras de agrupar os carros que constrói em várias categorias. O 570S será retirado de produção no final do ano, deixando assim o 620R inspirado no GT4 como o último modelo da série.
Mike Flewitt, CEO da McLaren Automotive anunciou que:
"Para nós, a tecnologia híbrida leve e de alto desempenho caminham lado a lado para alcançar melhor performance e também veículos mais eficientes. Nossa experiência em compostos leves e fabricação de fibra de carbono, combinada com nossa experiência em tecnologias de bateria de ponta e sistemas de propulsão híbridos de alto desempenho, nos coloca em uma posição ideal para fornecer níveis descompromissados de direção eletrificada de alto desempenho que até agora eram simplesmente inatingíveis."
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Inesperado! McLaren trabalha em veículo elétrico com proposta 'familiar'
BYD reage a denúncias de abusos trabalhistas na fábrica de Camaçari (BA)
McLaren Artura: supercarro híbrido plug-in é revelado com 680 cv de potência
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
McLaren Artura: supercarro híbrido plug-in terá estreia oficial em 17 de fevereiro
BYD Dolphin Mini supera Peugeot 208 e C3 com 20 mil vendas no Brasil
McLaren: supercarro híbrido de alto desempenho irá se chamar Artura