Um dos principais lançamentos no Brasil em 2021, o Toyota Corolla Cross já teve o desenho registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) nesta semana. O primeiro SUV que a marca irá produzir no país contará com as mesmas opções mecânicas do sedã Corolla, inclusive a versão híbrida, e terá início de produção nacional a partir de março, conforme adiantou o Motor1.com

Sem surpresas, a imagem de registro não mostra nada de novo. O SUV médio já havia sido lançado em diversos mercados asiáticos e seu visual já bem conhecido dos brasileiros. Assim, o design do Corolla Cross feito aqui irá manter as linhas do modelo global, talvez com no máximo algumas mudanças pontuais. No entanto, as dimensões do modelo nacional podem ser maiores, caso o modelo realmente adote o entre-eixos do Corolla (2,70 metros contra 2,64 metros do modelo global). 

Galeria: Toyota Corolla Cross Urban Sport e Adventure

Para registrar o modelo no país, a Toyota usou a versão Hybrid Smart, que será equipada com o trem de força híbrido composto pelo motor 1.8 associado a uma unidade elétrica para um total de 122 cv - esse conjunto é o mesmo utilizado no nosso Corolla e também no SUV vendido na Ásia. O câmbio é sempre o automático do tipo CVT. 

Toyota Corolla Cross - Registro no Brasil

Conforme apurado pelo Motor1.com, a estreia do Toyota Corolla Cross no Brasil deve ocorrer entre março e abril, coincidindo com lançamentos dos principais concorrentes e com preços estimados entre R$ 130 mil e R$ 170 mil - naturalmente, esses valores podem variar em função das fortes oscilações do dólar. 

Toyota Corolla Cross - Vietnã - interior

Quando chegar ao nosso mercado, a versão híbrida do Corolla Cross pode ter rivais (falando em termos de propulsão híbrida e não em preço, pois serão mais caros) como o Jeep Renegade 4xe, versão híbrida plug-in que foi confirmada pelo presidente da FCA para o país e também do Ford Escape PHEV, fortemente cotado para o nosso mercado, embora ainda não haja uma confirmação oficial. No entanto, o crossover da Ford tem passado por um recall por conta de incêndios durante o carregamento e isso pode atrasar a sua chegada a outros mercados além da Europa. 

Galeria: Novo Toyota Corolla Cross 2021