Etanol é mais viável para o Brasil que o carro elétrico, diz CEO da Raízen
Executivo diz que combustível vegetal pode ser mais eficiente em termos ambientais que os carros elétricos
O debate sobre a mobilidade elétrica no Brasil vai ganhando cada vez mais espaço. No entanto, há opiniões divergentes sobre qual caminho a indústria nacional deve seguir nos próximos anos. Em evento na Rio Oil and Gas na última semana, Ricardo Mussa, CEO da Raízen, a gigante brasileira de energia e combustíveis, fez um forte questionamento sobre os incentivos para veículos elétricos enquanto o país possui o etanol como combustível.
O executivo destacou que a disseminação dos carros elétricos pelo mundo se deve principalmente ao apelo ambiental. Mas pondera que no caso do Brasil já existe uma solução que é o etanol:
"Será que a prioridade de um país como o nosso, que precisa de tanto investimento em outras áreas é patrocinar a eletrificação?", pergunta.
Galeria: Nissan SOFC
Mussa ainda completa que não seria inteligente acelerar a eletrificação no Brasil, pelo fato da cadeia do etanol ter impacto ambiental menor que a do carro elétrico.
"Quando se põe o etanol na mesma régua, vemos que ele é menos poluente que o carro elétrico. Já temos algo que é real".
O executivo ressalta que os países que estão investindo e dando incentivos aos veículos elétricos não têm as opções disponíveis no Brasil: "O país tem uma vantagem competitiva enorme na parte ambiental que não se vende bem", observa.
Como o Brasil ainda não tem um modelo definido para a eletrificação a discussão ainda segue aberta com diferentes pontos de vista. E para ficar no próprio setor de cana-de-açúcar, uma solução que tem sido discutida é o desenvolvimento da pioneira célula de combustível a etanol - uma solução que pode aliar a propulsão elétrica às baixas emissões.
Pesquisadores apostam que as células de combustível devem ganhar espaço em países de grande extensão territorial, como é o caso do Brasil. Uma das empresas que apostam nessa tecnologia é a Nissan, que já trabalha no desenvolvimento de um promissor veículo movido a células de combustível de bioetanol.
Fonte: Canal Energia
Galeria: Toyota Corolla Hybrid - Avaliação
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 16:13 Chevrolet Equinox Plus estreia como o 1º híbrido plug-in da marca na China
- 14:03 Sandero elétrico chega em 2028 e pode decretar o fim do Dacia Spring
- 12:25 Peugeot E-208 PSE: versão esportiva do hatchback elétrico volta aos planos
- 11:24 BYD Dolphin Mini: novo recorde e mais de 3.000 unidades vendidas no Brasil
- 10:01 Ford indica possível retorno de Fiesta e Focus como carros elétricos
- 09:01 Todos os segredos da bateria Ultium (e como a GM irá melhorá-la)
- 08:01 73% dos norte-americanos teriam um carro chinês se fosse 20% mais barato
- 17:37 Garagem EV: Renault Kwid E-Tech é confiável no dia a dia e gasta pouco
Sobre este artigo
Categoria | |
Tags |