Tesla terá uma fábrica de carros elétricos na Índia, afirma ministro

Montadora de Elon Musk tem planos de montar uma nova estrutura para atender aos mercados do sudeste asiático

tesla model 3 (2) tesla model 3 (2)

Segundo país mais populoso do mundo, 6ª maior economia global e 5° maior mercado automotivo, a Índia ainda tem um grande potencial de expansão do seu mercado doméstico. De olho nisso, a Tesla anunciou recentemente o início de operações no país asiático e neste fim de semana o primeiro-ministro do estado indiano de Karnataka afirmou que a empresa também irá instalar uma fábrica no país. 

No mês passado, a montadora de Elon Musk registrou a subsidiária Tesla Índia na cidade de Bangalore, capital do estado de Karnataka e um dos principais pólos industriais e de tecnologia do país. Na proposta de orçamento de seu governo, o primeiro-ministro BS Yediyurappa disse: "A Tesla abrirá uma fábrica de carros elétricos em Karnataka."

De acordo com o Frankfurter Allgemeine, o ministro indiano de Transporte e Estradas, Nitin Gadkari, prometeu em dezembro que a Tesla iniciaria as vendas no segundo trimestre de 2021, com a produção local tendo inicio posteriormente. 

O próprio Elon Musk já tuitou diversas vezes sobre os interesses da Tesla na região. Em dezembro, o chefão da Tesla confirmou que a montadora iniciaria operações no país neste ano. O modelo de estreia no mercado indiano será o Tesla Model 3.

Eletrificação na Índia

Apesar desse importante movimento da Tesla e de todo o dinamismo da economia indiana, o fato é que a mobilidade elétrica no país asiático ainda está dando os primeiros passos. As vendas de carros elétricos são ínfimas e não há uma rede de produção de baterias e infraestrutura de carregamento que suporte uma rápido expansão de VEs. 

No entanto, o Primeiro Ministro Narendra Modi promete um crescimento sem precedentes em energia verde para os próximos anos. Além disso, a Tesla deve estabelecer uma base no país com vistas ao mercado do Sudeste Asiático - países como Indonésia (líder mundial na produção de níquel), Cingapura e Malásia tem potencial para se tornarem grandes mercados no futuro. 

De acordo com o governo indiano, a Tesla já apresentou um plano de investimentos para a região nos próximos anos. 

Fonte: FAZ