Não há dúvidas de que o Tesla Model 2 já está no cronograma. Mas o que todos estão se perguntando é como ele será e, principalmente, quando chegará. E não é só isso: também nos perguntamos onde será produzido e onde será vendido.

As pistas, por enquanto, dão indicações bastante claras. Em primeiro lugar, o 'baby Tesla', aquele que todos sabem se tratar do Tesla de US$ 20.000, será projetado e fabricado na China. Isto foi afirmado por Tom Zhu, presidente da Tesla China, que citou o novo centro de pesquisa e desenvolvimento em Xangai como o coração do projeto.

Conforme já relatado, da China o hatchback elétrio será vendido também em outros mercados, embora esteja prevista uma futura "variante europeia" do Model 2 feito na Alemanha, na Gigafactory de Berlim, onde a produção do Model 3 e do Model Y começará daqui a algum tempo.

Com certeza, o Model 2 compartilhará várias soluções técnicas com o Model 3. E também a plataforma, que entretanto poderá ser atualizada para acomodar a bateria com células 4680 e função estrutural. Como alternativa, para manter os custos baixos, ela poderia montar células mais tradicionais LFP (fosfato de lítio e ferro), sem cobalto, o que também permitiu à Renault baixar os preços do tão antecipado R5. O pequeno Tesla também será equipado com um sistema de condução autônoma avançado.

Estilo hatchback

Entre as informações que estão ganhando cada vez mais crédito está a que enxerga o Model 2 como um modelo no formato hatchback. Isso é quase um consenso desde os primeiros esboços e continuamos a acreditar que é a escolha mais provável, como demonstram as inúmeras projeções.

A última, assinada pela KDesign AG, mostra um modelo que tem a frente típica dos carros de Palo Alto e uma traseira que reinterpreta o estilo de uma forma um pouco mais original, mantendo, por exemplo, faróis semelhantes. O carro, com pintura bicolor, combina o vermelho típico dos carros da marca com o teto preto.

Será mesmo desse jeito? É difícil dizer o quão fiel podem ser as projeções. No entanto, é possível que o visual deste futuro carro seja descoberto em breve, já que a previsão é de que os testes de rodagem comecem até o final de 2021. E certamente ele atrairá uma atenção absurda.