Revelado por completo há poucos dias, o novo Hyundai Ioniq 5, primeiro carro elétrico da marca coreana construído na plataforma dedicada E-GMP, tem sido elogiado pelo design atraente e também por suas especificações técnicas. Esse conjunto de atributos resultou em uma enxurrada de pedidos de interessados no modelo.
Em comunicado divulgado recentemente, a Hyundai informa que desde o dia 23 de fevereiro, data da apresentação oficial, o seu novo carro elétrico já recebeu um total de 236.000 pedidos de informação e reserva dos clientes europeus. Um número impressionante para um período tão curto e que poderá se converter em boa parte em vendas efetivas da novidade.
Galeria: Hyundai IONIQ 5 (2021)
A montadora sul-coreana, de certa forma, programou a sua produção para um lançamento tão importante, mas mesmo assim o número inicial de interessados ficou muito acima das expectativas, o que pode trazer alguma dificuldade para atender à alta demanda. Como exemplo, a edição especial de lançamento Ioniq 5 Project 45, recebeu três vezes mais pedidos do que a oferta disponível de 3.000 unidades.
O vice-presidente de marketing e produto da Hyundai Motor Europe, Andreas-Christoph Hofmann, afirmou:
"O interesse excepcionalmente alto no IONIQ 5 ressalta a força da Hyundai em mobilidade com emissão zero. Com seu carregamento ultrarrápido, ampla autonomia e espaço interior personalizável, o IONIQ 5 é um revolucionário que se destaca em sua classe, e esses recursos excepcionais se mostraram imediatamente atraentes para um número significativo de clientes europeus."
Custando entre 41.990 e 59.550 euros (entre R$ 282.600 e R$ 400.900) na Alemanha e com autonomia de varia de 415 km a 480 km (WLTP), o novo Hyundai Ioniq 5 começa a ser entregue aos clientes europeus entre maio e junho deste ano, de acordo com o cronograma oficial.
E voltando à questão dos 236.000 pedidos, eles ainda terão que se converter em reservas oficiais, o que certamente trará uma redução em seu número. Se apenas 20% dos clientes efetivamente fechassem a compra do carro elétrico (um número que pode ser bem maior), isso representaria praticamente as vendas totais do Hyundai Kona elétrico em 2020, um modelo que emplacou 48.000 unidades globalmente no ano passado.
Hyundai Ioniq 5 - configurações:
- Standard Range 2WD: batería 58 kWh, 170 CV (125 kW) de potencia, 35,7 kgfm de torque, 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, tração traseira.
- Standard Range 4WD: batería de 58 kWh, 235 CV (173 kW) de potencia, 61,7 kgfm de torque, 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, tração integral
- Long Range 2WD: batería de 72,6 kWh, 217 CV (160 kW) de potencia, 35,7 kgfm de torque, 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, tração traseira
- Long Range 4WD: batería de 72,6 kWh, 306 CV (225 kW) de potencia, 61,7 kgfm de torque, 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, tração integral
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook