Fabricante do iPhone produzirá carros elétricos em 2023, mas não o Apple Car

Foxconn escolherá entre uma fábrica no México ou nos Estados Unidos para produzir veículos elétricos

Foxxconn MIH plataforma carros eletricos (1) Foxxconn MIH plataforma carros eletricos (1)

Bastante conhecida por ser a maior fabricante de iPhone do mercado global, a Foxconn, sediada em Taiwan, anunciou planos para produzir veículos elétricos na América do Norte a partir de 2023.  

De acordo com o presidente da empresa, Young Liu, a gigante taiwanesa terá que escolher até julho entre uma fábrica localizada no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, que inicialmente deveria ser utilizada na produção de LCDs e outra fábrica de componentes que fica no México. 

Plataforma modular MIH da Foxconn

Recentemente, a Foxconn anunciou seus planos para expandir negócios no segmento de veículos elétricos. Houve o anúncio de uma plataforma (hardware e software) para VEs, bem como parcerias com empresas como a norte-americana Fisker e a chinesa Geely, esta última para produzir carros elétricos para outras montadoras e oferecer serviços de consultoria. 

Também não devemos esquecer que a gigante taiwanesa conseguiu 'salvar' a startup de veículos elétricos Byton da falência ao se tornar acionista majoritária desta em um negócio realizado no começo deste ano. 

Apple Car

Mas voltando à questão da fábrica na América do Norte, pode ter algo a mais por trás dessa história. E sem causar surpresa isso tem a ver com a Apple.

Maior cliente da Foxconn, a gigante global da tecnologia sediada na Califórnia está desenvolvendo o seu Apple Car e ainda não encontrou uma empresa com os requisitos desejados para produzi-lo.

Após negociações fracassadas com montadoras como Hyundai/Kia e Nissan, entre outros, parte da imprensa norte-americana acredita que a Apple pode estar reservando uma carta na manga com a Foxconn envolvida nisso tudo. No entanto, a empresa de Taiwan diz que tudo não passa de um grande boato.  

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram