Porsche 'dispensa' nova plataforma elétrica do Grupo Volkswagen

Marca de Stuttgart vai apostar na própria arquitetura PPE, que estreia em 2022 com o Macan elétrico

Porsche Taycan Turbo S (BR) Porsche Taycan Turbo S (BR)

A Porsche quer dançar sozinha. Os dirigentes da montadora de Stuttgart acabam de anunciar que usarão a plataforma PPE (Premium Platform Electric) para desenvolver os seus próximos carros elétricos a bateria. Na prática, eles não usarão a futura SSP (Scalable Systems Platform) que o Grupo Volkswagen acaba de anunciar e que substituirá a atual MEB a partir de 2025.

A Porsche, portanto, seguirá um caminho diferente do resto do grupo. Uma caminho, no entanto, que também será seguido 'parcialmente' pela Audi - que irá construir os modelos topo de linha na PPE - e que a levará a trabalhar acima de tudo no desempenho, autonomia e velocidade de carregamento.

O primeiro será o Macan

O primeiro modelo a utilizar a plataforma PPE será o Porsche Macan elétrico, que entrará em produção a partir do segundo semestre de 2022. Ele será seguido pelo Audi Q6 e-tron, modelo irmão do Macan proposto pela marca das quatro argolas.

A escolha - de acordo com o que noticiou o Automotive News - parece ser ditada pelo fato de a Porsche pretender manter o ritmo de desenvolvimento de seus carros com emissão zero e não poder esperar até 2025, ano em que a Volkswagen, segundo o palavras do próprio Herbert Diess, estará pronta para comercializar os primeiros modelos produzidos com base na plataforma SSC.

Duas plataformas para todos os modelos

Assim, olhando o quadro geral, é possível que a partir da próxima década, as plataformas do gigante de Wolfsburg sejam duas:

Cooperação

Embora a Porsche embarque oficialmente em seu próprio caminho para o desenvolvimento de novos modelos, a colaboração com a Volkswagen não ficará para trás. Michael Steiner, chefe da divisão de P&D da Porsche, já anunciou que software e tecnologias terão uma base comum.

"Se você olhar para a plataforma de uma forma tradicional, como um conjunto de peças de aço e alumínio - disse Steiner durante uma conferência online - então digo que a SSC não é adequado às necessidades da Porsche. Mas as plataformas do futuro não são apenas uma peça de hardware. Eles são tecnologia, inteligência artificial, software. E aí, desse ponto de vista, Porsche e Volkswagen vão trabalhar lado a lado".

Por falar em software, ambas as plataformas irão adotar a versão 2.0 do VW.OS, sistema operacional proprietário que o Grupo Volkswagen elaborou com a sua empresa de informática Car.Software.Org que também lida com a condução autônoma, gestão de dados e definição de serviços digitais. No entanto, quando o Macan EV estrear em 2022, a Porsche adotará uma versão intermediária, chamada 1.2.

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