Evoque e Discovery Sport terão versão 100% elétrica em 2024

Na próxima geração, os SUVs da Land Rover se tornarão mais sofisticados com uma plataforma focada em carros elétricos

Range Rover Evoque P300e (PHEV) Range Rover Evoque P300e (PHEV)

A Land Rover já definiu sua estratégia de transição energética. O destaque são os projetos para revolucionar a próxima geração dos modelos Discovery Sport e Evoque, que serão baseados em uma plataforma eletrificada completamente nova que priorizará os carros elétricos e também irá acomodar motores híbridos. 

Chamada de Electrified Modular Architecture (EMA), a nova plataforma irá proporcionar aos próximos Evoque e Discovery Sport um inédito trem de força elétrico com 92% de eficiência que contará com um extensor de alcance movido a gasolina, sistema elétrico de 800 V e tração nas quatro rodas.   

Esta nova arquitetura EMA também poderá acomodar modernos sistemas de assistência ao motorista, condução autônoma nível 2 ou nível 4 e conectividade em nuvem, sem contar com as funcionalidades cada vez mais presentes de atualizações remotas 'over-the-air'

A adaptação do portfólio da Land Rover com base na nova plataforma representa um vultoso programa de investimento de 10 bilhões de libras britânicas (R$ 74,3 bilhões) que será executado até 2026. No entanto, a EMA é fundamental para a JLR se tornar lucrativa e ao mesmo tempo fazer a transição energética. 

A importância da nova plataforma nos planos da Jaguar-Land Rover é tamanha que a empresa pretende que 50% de todas as vendas da empresa em 2030 sejam de modelos baseados na EMA. Os veículos baseados na base MLA (Discovery e Range Rover) responderiam por cerca de 40%, enquanto os elétricos da Jaguar ficariam com uma fatia de 12%.

De acordo com o que foi apurado pelo site britânico Autocar, o primeiro modelo da marca a ser montado nessa plataforma será o Evoque, que terá uma nova geração em 2024. Logo em seguida seria a vez do Discovery Sport de terceira geração. 

Falando do Land Rover Defender, segundo a matéria, a Land Rover já teria revelado aos investidores que haverá mais dois modelos da linha no prazo de seis anos. Ainda sem detalhes revelados, acredita-se que um será 100% elétrico e outro híbrido - ambos na plataforma EMA.

Considerando a evolução tecnológica e a tecnologia disponível na EMA, estima-se que os próximos Evoque e Discovery Sport tenham um preço de entrada ligeiramente mais alto que o do modelo atual para compensar o investimento da marca britânico no projeto. 

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Fonte: Autocar