A Honda irá passar por uma ampla reestruturação no Brasil. Em uma conversa recente com jornalistas, o novo presidente da empresa na América do Sul, Atsushi Fujimoto, afirmou que os carros produzidos aqui acompanharão o padrão global da marca em segurança, eletrificação e conectividade.

Com uma estratégia que prevê a diminuição da oferta de modelos disponíveis, acompanhada da redução na capacidade produtiva das duas fábricas da Honda no país (Sumaré e Itirapina, ambas no interior de São Paulo), a marca japonesa prepara novos lançamentos e o início da oferta de carros eletrificados no país.

Galeria: Honda Accord e:HEV (híbrido)

Para colocar em prática o novo plano, o executivo fala em novos investimentos, mas não detalha quanto dinheiro será aplicado:

"Teremos de fazer investimentos, que ainda não podemos divulgar, para lançar novos produtos que vão seguir a mesma estratégia global da Honda de segurança, maio ambiente e conectividade. Não posso adiantar nosso programa de lançamentos, mas está nos planos a redução da linha de carros", afirmou Fujimoto.

Somente carros elétricos em 2040

Recentemente, a Honda fez um anúncio de que só venderia carros eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) na Europa a partir de 2022. Logo em seguida, a montadora japonesa falou em um esforço global de eletrificação para os próximos anos.

De acordo com CEO global Toshihiro Mibe, a meta da Honda é de que até 2030 mais de 40% das vendas mundiais sejam de carros elétricos ou a células de combustível (FCEV), um percentual que deve aumentar para 80% em 2035, chegando a 100% em 2040

Fujimoto destaca esses mesmos objetivos e acrescenta que a marca japonesa quer eliminar mortes por acidentes em veículos da Honda até 2050. Para isso, irá adotar em massa os  sistemas de assistência à condução (ADAS) e direção autônoma, e complementa:

"No Brasil e na região seguiremos esses mesmos objetivos."

Conforme já noticiado, o primeiro carro eletrificado da marca a desembarcar no país será o novo Honda Accord híbrido, que já foi apresentado e chegará às lojas no segundo semestre, ainda sem preços divulgados. Importado do Japão, o sedã será o primeiro de três modelos eletrificados que a Honda prometeu trazer ao Brasil até 2023. 

A promessa é de alinhamento global na questão de eletrificação, conectividade e segurança, mas isso acontecerá em ritmos diferentes nos diversos mercados em que a marca atua. Dessa forma, o Brasil seguirá a tendência, mas em ritmo mais lento, inclusive na questão dos carros totalmente elétricos da marca, ainda sem previsão de estreia por aqui. 

Fonte: Automotive Business

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