Além do carro elétrico, GM testa sistema a hidrogênio para aviões

Montadora fez aliança com a francesa Liebherr para testar os novos sistemas de propulsão com células de combustível

GM trabalhando em células de combustível para vários meios de transporte GM trabalhando em células de combustível para vários meios de transporte

A General Motors está trabalhando em várias frentes para avançar rapidamente rumo à mobilidade com emissão zero. Além da eletricidade pura na área automotiva, com a divisão GM Hydrotec a empresa também explora as oportunidades oferecidas pela célula a combustível de hidrogênio

Neste contexto, a empresa norte-americana anuncia que iniciou uma colaboração com a francesa Liebherr-Aerospace para o desenvolvimento de um sistema de células a combustível que pode ser utilizado futuramente em aeronaves.

As duas empresas desenvolverão um sistema integrado que poderá ser utilizado na aviação comercial. O novo esquema de propulsão, baseado nas tecnologias GM Hydrotec, ainda está nos estágios preliminares de desenvolvimento e está prestes a ser testado em um laboratório da Liebherr-Aerospace em Toulouse, onde a empresa francesa já está trabalhando no projeto e sistemas alternativos de propulsão para o transporte aéreo.

Tecnologia de última geração

As células a combustível da GM, que graças aos Power Cubes são projetadas para serem compactas e versáteis, nasceram da parceria com a Honda e estão entre as mais avançadas do mercado. Já têm aplicação em muitos campos industriais: agora procuram novas aplicações que lhes permita aumentar os volumes de produção para tirar o máximo proveito da economia de escala.

Charlie Freese, gerente geral da GM Hydrotec, comentou sobre o novo projeto, explicando que:

"Os aviões são um excelente campo de experimentação para avaliar o desempenho e a versatilidade de nossas células Hydrotec. Nossas células de combustível podem atender às necessidades de nossos clientes em uma ampla gama de usos. Eles trabalham no transporte terrestre e marítimo e também em trens (um dos principais campos de aplicação na Itália também) e, de fato, em aviões"

A Liebherr, por sua vez, é um dos principais fornecedores de sistemas integrados de bordo em aeronaves e implantou suas tecnologias com décadas de investimento em pesquisa e desenvolvimento que levaram à definição de soluções de ponta em gerenciamento térmico e sistemas de propulsão aeronáutica em geral. Este é um campo no qual a Airbus também está investindo pesadamente.

"Migrar de um sistema convencional de geração de energia para um baseado em hidrogênio envolve grandes mudanças nos sistemas a bordo de uma aeronave - explica Francis Carla, Diretor Executivo e CTO da Liebherr-Aerospace - Mas temos a possibilidade de criar sistemas com desempenho melhor e mais eficiente. Com as células a combustível Hydrotec da GM, que provaram ter excelentes qualidades no campo automotivo e também em diversas aplicações militares, também podemos alcançar excelentes resultados no desenvolvimento de soluções aeronáuticas e aeroespaciais de baixas emissões".

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