Stellantis anuncia primeira fábrica dedicada a veículos elétricos
Grupo investe em fábrica no Reino Unido para produzir vans elétricas para as marcas Vauxhall, Opel, Peugeot e Citroën
A Stellantis, um dos maiores grupos automotivos globais, criado através da junção do Grupo PSA e FCA, anunciou que Ellesmere Port, no Reino Unido, se tornará sua primeira fábrica dedicada a veículos elétricos, tanto comerciais como de passageiros, para as marcas Vauxhall, Opel, Peugeot e Citroën.
O grupo pretende investir £ 100 milhões (R$ 726 milhões) para atualizar o local construído em 1962, incluindo uma nova oficina, linha de montagem completamente atualizada, redução da área total e a criação de uma linha de montagem de baterias no local. 100% da eletricidade utilizada pela fábrica será produzida localmente usando parques eólicos e solares.
"Esta nova era de fabricação verá uma transformação da fábrica de Ellesmere Port“ adequada para o futuro ”, com uma nova funilaria, montagem geral atualizada, redução da área total e a criação de um conjunto de baterias no local. Além disso, haverá maior suporte para permitir um caminho para a neutralidade de carbono para a unidade até meados desta década. O local pretende ser 100% autossuficiente em eletricidade e os trabalhos começarão em breve em potenciais parques eólicos e solares."
Galeria: Peugeot e-Partner
A partir de 2022, a fábrica inglesa estará pronta para produzir vans elétricas compactas para as marcas Vauxhall, Opel, Peugeot e Citroën vendidas no Reino Unido e nos demais mercados da Europa. Confira a lista de modelos abaixo:
- Peugeot e-Partner
Peugeot e-Rifter (versão de passageiros) - Citroën ë-Berlingo van
Citroën ë-Berlingo (versão de passageiros) - Opel Combo-e
Opel Combo-e Life (versão de passageiros) - Vauxhall Combo-e
Vauxhall Combo-e Life (versão de passageiros)
Todas as vans são tecnicamente iguais, equipadas com bateria de 50 kWh e motor elétrico de 100 kW (136 cv). A autonomia pelo padrão WLTP é de até 280 km e a capacidade de carregamento rápido DC (até 100 kW) permite a recarga de 0-80% SOC em 30 minutos.
Esse é o segundo investimento relacionado a veículos elétricos no Reino Unido até agora somente nesta semana, já que a Nissan e a Envision AESC anunciaram recentemente o polo Nissan EV36Zero em Sunderland (um gigafactory de bateria e um carro elétrico totalmente novo).
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 16:13 Chevrolet Equinox Plus estreia como o 1º híbrido plug-in da marca na China
- 14:03 Sandero elétrico chega em 2028 e pode decretar o fim do Dacia Spring
- 12:25 Peugeot E-208 PSE: versão esportiva do hatchback elétrico volta aos planos
- 11:24 BYD Dolphin Mini: novo recorde e mais de 3.000 unidades vendidas no Brasil
- 10:01 Ford indica possível retorno de Fiesta e Focus como carros elétricos
- 09:01 Todos os segredos da bateria Ultium (e como a GM irá melhorá-la)
- 08:01 73% dos norte-americanos teriam um carro chinês se fosse 20% mais barato
- 17:37 Garagem EV: Renault Kwid E-Tech é confiável no dia a dia e gasta pouco