Com a família ID, a Volkswagen buscou projetar seu design para um futuro de emissão zero. O chefe do centro de estilo da marca, Jozef Kaban, disse que a aparência dos próximos carros da marca deve ser atemporal. 

Nesse sentido, o ID.Life apresentado no recente IAA Mobility em Munique deu uma série de indicações sobre como a marca poderia se mover para criar carros cujo visual é capaz de suportar o passar dos anos. E apenas desse conceito de SUV compacto surgiram indicações de como será o Volkswagen do futuro.

Galeria: Volkswagen ID. LIFE Concept

O ID.Life é diferente de todos os outros modelos ID. Os elétricos ID.3, ID.4 e ID.6 estão relacionados entre si, tanto que o conceito mostrado na Alemanha é algo mais individual. Proporções diferentes, detalhes diferentes, linguagem geral diferente, que acena para certas soluções do passado.

Kaban admitiu em uma entrevista ao Autoblog.com que não deseja criar um ID.3 menor, mas sim definir um pequeno SUV com visual original e moderno que possa combinar perfeitamente com a tecnologia a bordo. "Os carros de hoje - disse Kaban - estão sempre conectados, possuem softwares com atualizações pelo ar que permitem que os carros sejam constantemente atualizados do ponto de vista da eletrônica e dos sistemas de entretenimento. A linguagem estilística deve ser consistente com esses aspectos".

Volkswagen ID. Life Concept

Sem exageros

Kavan explicou então que para ter um carro com personalidade forte não é preciso exagerar no design. Você não precisa de elementos de estilo excessivos, apenas trabalhe focado nos detalhes. E essa abordagem é evidente no ID.Life , tanto por dentro quanto por fora. E o mesmo poderia acontecer no próximo Volkswagen. "O estilo Volkswagen deve se mover em uma direção cada vez mais atemporal - disse Kavan - deve fazê-lo trabalhando em elementos que sejam autênticos. Chega de canos de escape falsos como chega de inserções de madeira falsa".

As premissas são claras. Resta vê-las aplicadas à próxima geração de carros elétricos, que deverá estrear com o próximo carro elétrico compacto da marca, o ID.2, que derivará do ID.Life, e que representará um modelo-chave para a Volkswagen em termos de tecnologia, volume de produção e - neste ponto - design.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: VW ID. Life Concept