Cerca de quatro em cada 10 britânicos dizem que querem comprar um carro elétrico ou híbrido quando substituírem seu veículo atual, de acordo com novas pesquisas. Um estudo da empresa de dados automotivos NTT Data descobriu que os consumidores estão cada vez mais interessados em veículos mais ecológicos.

A pesquisa com 2.000 consumidores britânicos revelou que 39% pretendem comprar algum tipo de carro elétrico ou híbrido quando chegar a hora de trocar seu veículo atual. E para os consumidores de alta renda, esse número é ainda maior, com 58% daqueles que ganham mais de 60.000 libras (R$ 436.000) por ano planejando uma compra eletrificada.

Toyota Prius

No entanto, para os consumidores de menor renda, os resultados são ligeiramente diferentes. A pesquisa constatou que 34% dos consumidores que ganham menos de 30.000 libras (R$ 218.000) por ano têm a mesma inclinação para escolher um veículo híbrido ou elétrico. No entanto, assumindo que os entrevistados da pesquisa eram representativos do público britânico como um todo, isso significa que cerca de um terço dos consumidores de baixa renda pretendem migrar para híbridos ou elétricos.

Talvez surpreendentemente, houve uma diferença notável na demanda por veículos elétricos entre consumidores mais velhos e mais jovens. Mais da metade (57%) dos entrevistados com mais de 55 anos disse que planeja comprar um veículo elétrico ou híbrido, em comparação com apenas 35% dos jovens de 18 a 25 anos.

Crachá diesel Volkswagen Beetle TDI 2013

A pesquisa também revelou tendências notáveis no mercado de carros a diesel, com quase dois terços (64%) dos motoristas de carros a diesel planejando mudar para um carro híbrido ou elétrico quando mudarem de veículo. Apenas 13% dos 2.000 entrevistados disseram que planejavam comprar um veículo a diesel da próxima vez.

Nick Smith, chefe de manufatura, automotivo e serviços da NTT DATA UK, disse que a pesquisa revelou uma mudança nas atitudes dos consumidores. No entanto, ele observou que o alto preço dos veículos eletrificados estava impedindo alguns consumidores de realizar a troca.

"Os resultados desta pesquisa confirmam que a indústria automotiva está experimentando uma mudança nas preferências dos consumidores precipitadas por mudanças sociais e de produtos", afirmou. "Os consumidores estão mudando seus hábitos de compra e entendem a necessidade e benefícios da transição para veículos elétricos. No entanto, os compradores mais jovens estão sendo impedidos de comprar veículos elétricos, em grande parte por causa de suas despesas."

"Está claro que a indústria automotiva precisa considerar como os veículos elétricos podem ser mais acessíveis para os jovens compradores. Há uma demanda crescente por veículos elétricos e as concessionárias devem reagir de acordo. Introduzir modelos variados de compra é uma opção para permitir que a indústria aproveite esse mercado mais jovem, e também pode converter os atuais não compradores em potenciais compradores."