O sucessor do Porsche 718 (Boxster e Cayman) será elétrico. A revolução, no entanto, não será total. Os dois carros esportivos preservarão o espírito dos modelos equipados com motores térmicos, mantendo uma configuração central do trem de força. Oliver Blume, o CEO da Porsche, revelou mais alguns detalhes durante uma entrevista à Autocar.

Motor central evolui

O objetivo dos engenheiros alemães é manter intacta a experiência de condução do 718. Para isso, a Porsche está estudando um modelo capaz de confirmar uma posição de condução e centro de gravidade baixos e dirigibilidade superior.

Ao menos em termos de estilo, o ponto de partida para os novos Cayman e Boxster será o conceito Mission R pré-visualizado no Salão de Munique. Segundo Blume, os novos modelos, no entanto, terão uma nova plataforma, diferente da vista no protótipo.

Galeria: Porsche Mission R - IAA 2021

As baterias, o elemento mais pesado de toda a estrutura, serão posicionadas centralmente na frente do eixo traseiro onde, nos Porsches atuais, o trem de força térmico está localizado.

Além da Porsche

A Porsche define esta solução como "design de bateria e-core" e foi projetada para dar as mesmas vantagens que um carro com um motor térmico com um esquema técnico semelhante.

Durante o bate-papo com a Autocar, tanto Blume quanto o diretor técnico Michael Steiner anteciparam que a posição central das baterias também poderia ser uma solução usada para supercarros mais potentes. Não está excluído, portanto, o uso no futuro 911 ou modelos Lamborghini e Audi com alto desempenho. 

Além da posição, no entanto, a Porsche também trabalhará no peso de todo o carro para mantê-lo particularmente funcionando tanto nas ruas quanto na pista.

A Lotus também está estudando uma plataforma semelhante. De fato, os designers britânicos querem organizar os módulos de bateria em uma posição vertical atrás dos assentos. A ideia vai estrear no carro esportivo Type 135 que será lançado em 2026.