SUV compacto urbano será o veículo elétrico mais barato da Toyota

Toyota BZ Small Crossover foi apresentado junto de outros protótipos de veículos elétricos da marca

Crossover pequeno Toyota Bz Crossover pequeno Toyota Bz

Nesta semana a Toyota surpreendeu a todos ao revelar seu plano estratégico para a transição energética e colocar no palco nada menos que 15 veículos elétricos, entre conceitos e protótipos. Entre eles está o Toyota BZ Small Crossover, a prévia de um SUV compacto que promete ser o carro elétrico mais barato da marca japonesa.   

A apresentação foi conduzida pelo CEO da Toyota, Akio Toyoda, que ao se referir ao modelo disse que o mesmo está destinado a se tornar a um dos grandes ativos comerciais da Toyota. O executivo do grupo japonês comentou:

"um pequeno veículo elétrico a bateria com um interior confortável projetado com a Europa e o Japão em mente".

Toyoda também prometeu que o futuro SUV elétrico compacto será o mais eficiente do segmento, com um baixo consumo de energia de 12,5 kWh / 100 km - como referência, fica próximo ao consumo de carros elétricos como o JAC e-JS1 e o Renault Zoe. 

A Toyota deve empregar uma fórmula que já foi comentada pela própria marca há algum tempo. A marca japonesa quer popularizar os carros elétricos por meio de veículos com baterias pequenas que os tornem mais leves. Nesse sentido, o CEO da Toyota disse: 

"Quanto mais baterias são adicionadas para ampliar o alcance, maior, mais pesado e mais caro um veículo se torna. Como este SUV é um veículo pequeno, há algo que precisamos ser minuciosos e muito peculiares. E isso é eficiência energética."

Falando do conceito, o design parece de um modelo praticamente pronto para a produção, dependendo de pequenas mudanças para chegar à versão final. Ele compartilha elementos com o recém-lançado Toyota bZ4X e também o Toyota Aygo X e irá competir no segmento B, que na Europa é representado por modelos como o Peugeot e-2008, por exemplo, mas que no futuro contará com o Volkswagen ID.2.   

Enquanto o Toyota bZ4X é baseado na plataforma e-TNGA desenvolvida pela Toyota em parceria com a Subaru, este SUV elétrico compacto deve utilizar outra base que a marca japonesa está desenvolvendo para carros elétricos a bateria mais acessíveis chamada de E3. Ainda não há detalhes técnicos divulgados ou prazo de desenvolvimento e lançamento, mas a julgar pela competitividade do segmento um anúncio oficial não deve demorar.