Desde que a Volkswagen revelou o conceito Microbus, uma Kombi do século 21, no Salão Automóvel de Detroit 2001, o mundo tem esperado pela chegada de uma versão moderna do modelo. 

Mais de duas décadas e três veículos conceituais movidos a bateria depois, finalmente temos uma data de lançamento para o sucessor espiritual da Kombi, a ID. Buzz. A Volkswagen anunciou oficialmente que a versão de produção do ID. Buzz - ainda não está claro se esse será o seu nome - será revelada ao mundo no dia 9 de março de 2022.

ID. Buzz

O anúncio foi feito via Twitter pelo CEO do Grupo VW, Herbert Diess, que compartilhou um esboço digital da minivan elétrica. O vídeo foi acompanhado pela mensagem "A lenda retorna em 09/03/2022", levando muitos pessoas a perguntarem a Diess no tweet se ele se referia a 9 de março ou 3 de setembro (devido à variação utilizada em cada país).

 

O executivo respondeu e confirmou o dia 9 de março de 2022 como a data de revelação da identificação. Buzz. Curiosamente, a conta corporativa do VW Group no Twitter publicou mais tarde o mesmo vídeo, mas com o formato europeu de data.

Volkswagen ID. Buzz - Salão de Frankfurt - 9

Confusão de datas à parte, a nova Kombi é esperada há muito tempo, pelo menos desde 2017, quando o conceito foi revelado em Detroit. É bastante surpreendente o quanto o modelo de produção vai se assemelhar ao veículo conceito, dado que mais de quatro anos os separam, mas é uma surpresa agradável. Não estamos fazendo essa afirmação com base no esboço animado acima, mas em um teaser recente que mostrou isso. A carroceira final da produção da nova Kombi (ou ID. Buzz) foi mostrada totalmente envolto em camuflagem colorida.

Lembre-se, o modelo de produção ganhou puxadores de porta regulares e espelhos laterais no processo, bem como faróis para se enquadrar nas leis atuais, mas o visual geral é bastante reminiscente do estudo de design de 2017 retratado abaixo.

A versão de produção do ID. Buzz é baseada na arquitetura MEB do Grupo VW e provavelmente receberá o maior conjunto de baterias disponível para a plataforma do veículo elétrico, com uma capacidade de 111 kWh.

O veículo conceito também tinha um pack de 111 kWh e dois motores eléctricos com uma potência total de 275 kW (368 cv). O alcance foi estimado em 600 km (372 milhas) no ciclo de testes do NEDC.

De acordo com um relatório da Automotive News de julho de 2021, a VW está planejando uma versão de passageiros e carga para a Europa e outra versão de passageiros para os Estados Unidos.

A versão americana será construída na fábrica da VW em Chattanooga exclusivamente como um modelo de base longa, conforme a mesma fonte (os modelos Euro serão feitos em Hanôver, Alemanha). O lançamento no mercado para a Europa está previsto para o terceiro trimestre de 2022, com entregas do modelo americano a seguir em 2023.