Toyota e Subaru mostram versão 'brava' de seus SUVs elétricos
Toyota bZ4X GR Sport e Subaru Solterra STI foram revelados na forma de conceito no Salão de Tóquio 2022
A Toyota levou para o Salão de Tóquio 2022, no Japão, que abriu as portas nesta semana, uma versão com visual mais agressivo do recém-lançado SUV elétrico Toyota bZ4X.
O modelo batizado de Toyota bZ4X GR Sport abriu a cobertura no evento japonês ao mesmo tempo em que a Subaru apresentou o novo Solterra STI Concept com a mesma temática de desempenho. Vale lembrar que ambos os SUVs elétricos foram desenvolvidos em conjunto através de uma parceria entre as duas marcas e construídos sobre a plataforma e-TNGA.
No entanto, nem a Toyota, nem a Subaru revelaram detalhes técnicos sobre as novidades, nem mesmo se essas versões conceituais antecipam alguma versão futura dos SUVs elétricos. Segundo o comunicado da marca, o bZ4X GR Sport Concept foi projetado para oferecer "um nível elevado de desempenho ambiental e prazer ao dirigir".
A versão conceitual do SUV elétrico possui uma carroceria com algumas elementos em preto, rodas maiores e uma série de detalhes externos que conferem um visual mais agressivo ao modelo ecológico. Enquanto isso, o interior aposta em bancos com estilo mais esportivo e o acréscimo de elementos de acabamento exclusivos.
Já o Subaru Solterra STI Concept parece mais interessante e recebe um grande spoiler no teto e saias laterais em preto e vermelho cereja, bem como uma série de outros apetrechos externos que deixam o visual bem mais esportivo que na versão regular.
A proposta de desempenho é reforçada pela identificação de ambos: GR Sport no caso da Toyota e STI para o Subaru, tradicionais nomes que são a designação do braço esportivo dessas marcas.
Na versão regular, o Toyota bZ4X tem uma bateria de alta densidade com 71,4 kWh de capacidade e um motor elétrico dianteiro que produz 150 kW (204 cv) de potência e 27,2 kgfm de torque, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 160 km/h (limitada).
Uma versão de tração integral equipada com dois motores elétricos de 80 kW (um em cada eixo) para um total de 160 kW (214 cv) e 34,2 kgfm também estará disponível - vai a 100 km/h em 7,7 segundos e atinge a mesma velocidade máxima do modelo FWD.
Vale lembrar que a Toyota apresentou recentemente a prévia de 15 novos veículos elétricos que chegarão ao mercado nos próximos anos e entre eles não estava este bZ4X de desempenho, mostrando que a marca japonesa ainda tem algumas cartas na manga.
Confira também
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 14:03 Sandero elétrico chega em 2028 e pode decretar o fim do Dacia Spring
- 12:25 Peugeot E-208 PSE: versão esportiva do hatchback elétrico volta aos planos
- 11:24 BYD Dolphin Mini: novo recorde e mais de 3.000 unidades vendidas no Brasil
- 10:01 Ford indica possível retorno de Fiesta e Focus como carros elétricos
- 09:01 Todos os segredos da bateria Ultium (e como a GM irá melhorá-la)
- 08:01 73% dos norte-americanos teriam um carro chinês se fosse 20% mais barato
- 17:37 Garagem EV: Renault Kwid E-Tech é confiável no dia a dia e gasta pouco
- 14:00 Salão de Pequim: JAC confirma nova picape elétrica no Brasil
Sobre este artigo
Marca | |
Categoria |