Uma das maiores novidades anunciadas pela startup chinesa NIO quando apresentou o NIO ET7 foi representada pela inovadora bateria de 150 kWh que teria garantido ao sedã elétrico chinês - de acordo com as promessas do fabricante - um alcance de mais de 1.000 km. Rumores sobre quem faria as células se seguiram nos meses seguintes e entre os nomes mais cotados estava o da WeLion.

Agora, entre os projetos anunciados pelas autoridades de Pequim há também o de uma fábrica para baterias recém-desenvolvidas, incluindo acumuladores de estado sólido, típicos da WeLion. De acordo com o Cnevpost, as obras desta nova fábrica devem começar em breve.

NIO ET7 - sedã elétrico
NIO ET7

Quem confirmou que eles estão acelerando o ritmo para entrar rapidamente no mercado foi o CEO da NIO, William Li, que disse durante uma teleconferência em novembro passado que a bateria de 150 kWh poderia estar disponível já no quarto trimestre de 2022. Mas a empresa ainda não anunciou oficialmente quem será o fornecedor.

Há muitas indicações de que realmente trata-se da WeLion. Em primeiro lugar, de acordo com uma matéria do portal tecnológico chinês 36kr, a NIO está investindo grandes somas de dinheiro na WeLion para apoiar o desenvolvimento de sua bateria de estado sólido.

Além disso, Zeng Shuxiang, que é um dos executivos da NIO, também atua como diretor da WeLion, mostrando que existe uma ligação muito estreita entre as duas empresas.

Nio ET7: Características da bateria de estado sólido de 150 kWh
Características da bateria de estado sólido de 150 kWh

Tecnologia de alcance ultralongo

Do ponto de vista técnico, a bateria de 150 kWh não estará exatamente no estado sólido. Para ver esse tipo de acumulador você terá que esperar pelo menos até 2025.

A mega-bateria da NIO, que tem uma densidade de 360 Wh/kg, terá, em vez disso, um eletrólito "híbrido" ou semissólido que muda o estado e solidifica in situ (no nível molecular). A bateria também tem um cátodo com um teor de níquel muito alto e um ânodo feito de material composto que também adota silício e carbono.