Startup chinesa prepara bateria híbrida para 1.000 km de alcance

Rumores indicam que a empresa chinesa WeLion está trabalhando na nova bateria para a NIO

Nios Festkörperbatterie Nios Festkörperbatterie

Uma das maiores novidades anunciadas pela startup chinesa NIO quando apresentou o NIO ET7 foi representada pela inovadora bateria de 150 kWh que teria garantido ao sedã elétrico chinês - de acordo com as promessas do fabricante - um alcance de mais de 1.000 km. Rumores sobre quem faria as células se seguiram nos meses seguintes e entre os nomes mais cotados estava o da WeLion.

Agora, entre os projetos anunciados pelas autoridades de Pequim há também o de uma fábrica para baterias recém-desenvolvidas, incluindo acumuladores de estado sólido, típicos da WeLion. De acordo com o Cnevpost, as obras desta nova fábrica devem começar em breve.

NIO ET7

Quem confirmou que eles estão acelerando o ritmo para entrar rapidamente no mercado foi o CEO da NIO, William Li, que disse durante uma teleconferência em novembro passado que a bateria de 150 kWh poderia estar disponível já no quarto trimestre de 2022. Mas a empresa ainda não anunciou oficialmente quem será o fornecedor.

Há muitas indicações de que realmente trata-se da WeLion. Em primeiro lugar, de acordo com uma matéria do portal tecnológico chinês 36kr, a NIO está investindo grandes somas de dinheiro na WeLion para apoiar o desenvolvimento de sua bateria de estado sólido.

Além disso, Zeng Shuxiang, que é um dos executivos da NIO, também atua como diretor da WeLion, mostrando que existe uma ligação muito estreita entre as duas empresas.

Características da bateria de estado sólido de 150 kWh

Tecnologia de alcance ultralongo

Do ponto de vista técnico, a bateria de 150 kWh não estará exatamente no estado sólido. Para ver esse tipo de acumulador você terá que esperar pelo menos até 2025.

A mega-bateria da NIO, que tem uma densidade de 360 Wh/kg, terá, em vez disso, um eletrólito "híbrido" ou semissólido que muda o estado e solidifica in situ (no nível molecular). A bateria também tem um cátodo com um teor de níquel muito alto e um ânodo feito de material composto que também adota silício e carbono.