Os fãs e proprietários da Tesla podem estar cientes de que algumas características inovadoras em seus carros que podem ser especialmente úteis durante uma catástrofe – o Bioweapon Defense Mode é provavelmente o primeiro que vem à mente. No entanto, enquanto praticamente qualquer recurso técnico em um veículo certamente poderia ajudar de alguma forma durante uma guerra, o "Camp Mode" da Tesla está chamando à atenção na Ucrânia.

Publicamos algumas matérias sobre o CEO da Tesla, Elon Musk, ajudar a Ucrânia com acesso a serviços de internet em meio à invasão russa. Os terminais Starlink da SpaceX chegaram à Ucrânia, mais deles estão a caminho, e Musk tem conversado com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Dito isto, novas informações vieram à tona a partir de um post no Facebook de que o 'Camp Mode' da Tesla está fornecendo a alguns ucranianos um lugar para armazenar seus equipamentos e descansar suas cabeças. O post foi descoberto por nossos amigos no Teslarati. Foi postado por Bogdan Golovatiuk em Kyiv, Ucrânia.

 

Como você pode ver nas imagens acima, esses veículos Tesla estão carregados com armas, alimentos, suprimentos e muito mais. De acordo com o Google Translate, a mensagem diz:

"Agora, em um período em que o combustível nem sempre está disponível, um carro elétrico tornou-se especialmente indispensável para a cidade. E a Tesla com o Camp Mode tornou-se uma opção para muitos. A Ucrânia está muitos anos à frente de todos os países ao redor em termos de eletrificação, e nos opomos ao vizinho como podemos. 

Estou especialmente orgulhoso da Comunidade Tesla, estou feliz por ser um de vocês!

Depois da vitória, faremos nossa reunião ainda maior, e vou apertar a mão de todos!"

O tweet relacionado abaixo mostra a Comunidade Tesla ajudando refugiados ucranianos. Mais uma vez, fala sobre a entrega de alimentos, suprimentos e ajuda.

 

O combustível é uma das principais razões pelas quais os veículos elétricos podem ser úteis durante a guerra. Se um carro elétrico já era uma opção melhor durante um conflito e uma crise de combustível, a Tesla está oferecendo supercarregamento gratuito para todos os elétricos em regiões ao redor da Ucrânia.

Ter acesso à energia além da rede, e ser capaz de transformar seu carro em um lar temporário provavelmente não são coisas que as pessoas pensam todos os dias, mas se tornam críticas em tempos de desastre. Ter um carro elétrico que é espaçoso e oferece muito alcance provaria ser uma grande ajuda também.

Musk também tuitou recentemente encorajando os EUA a aumentar a produção de petróleo e gás para ajudar as pessoas a sobreviverem a essa bagunça, sabendo muito bem que isso iria contra a missão da Tesla, e poderia até mesmo impactar negativamente as vendas. Ele também está pedindo à Europa para avançar com usinas nucleares.

Confira o curto vídeo da Tesla abaixo para saber um pouco mais sobre o Modo Camp: