Enquanto a Tesla conta com sua rede Supercharger para carregamento rápido, a indústria continua procurando maneiras alternativas de reduzir o tempo de espera nas estações de carregamento para os donos de carros elétricos.
Na China, por exemplo, as estações de troca de bateria estão se tornando cada vez mais comuns, com a startup NIO liderando o caminho quando se trata dessa solução.
Outra solução alternativa é o carregamento sem fio, embora essa tecnologia permaneça em grande parte restrita a projetos piloto aqui e ali. A Volvo Cars é a mais recente empresa a iniciar esse teste em Gotemburgo, Suécia.
A montadora diz que está integrando e testando uma nova tecnologia de carregamento sem fio em um ambiente de 'vida real' para avaliar seu potencial para futuros carros elétricos. Durante um período de três anos, uma pequena frota de SUVs totalmente elétricos Volvo XC40 Recharge será usada pela Cabonline, a maior operadora de táxis da região nórdica, e recarregada sem fio em estações da cidade.
No total, os elétricos Volvo XC40 Recharge serão usados por mais de 12 horas por dia e rodarão 100.000 quilômetros por ano, tornando este o primeiro teste de durabilidade de carros Volvo totalmente elétricos em um cenário de uso comercial.
O carregamento começa automaticamente quando um veículo compatível estaciona sobre uma almofada de carregamento embutida na rua, permitindo que os motoristas carreguem sem sair do carro. A estação de carregamento envia energia através da almofada de carregamento, que é captada por uma unidade receptora no carro.
Galeria: Estações de recarga sem fio Volvo
O segredo é alinhar o carro com a almofada de carregamento e é aí que o sistema de câmera de 360 graus da Volvo será útil. Os veículos XC40 Recharge irão trabalhar com mais de 40 kW de potência de carregamento sem fio, que é cerca de quatro vezes mais rápido que um carregador CA de 11 kW com fio e quase tão rápido quanto um carregador rápido DC com fio de 50 kW.
Obviamente, está muito abaixo das velocidades de carregamento rápido DC mais altas disponíveis no momento; por exemplo, a arquitetura E-GMP de 800 volts do Hyundai Motor Group permite o carregamento rápido DC a até 350 kW.
As estações de carregamento usadas no teste são entregues pela Momentum Dynamics, uma fornecedora líder de sistemas de carregamento elétrico sem fio. Outras empresas envolvidas no projeto são a empresa sueca de energia Vattenfall e sua rede de carregamento InCharge, a empresa de energia da cidade Göteborg Energi, e a Business Region Gotemburgo, uma agência municipal de desenvolvimento econômico de propriedade da cidade de Gotemburgo.
O piloto de carregamento sem fio é um dos muitos projetos desenvolvidos sob a iniciativa da Zona da Cidade Verde de Gotemburgo que permite que áreas designadas dentro da cidade sejam usadas como testbeds ao vivo para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.
Fonte: Volvo Cars