A espera dos clientes pelas primeiras unidades do Tesla Model Y construídos na Gigafactory Berlin, na Alemanha, está quase no fim, já que a fabricante norte-americana confirmou o início das entregas do SUV elétrico para o dia 22 de março.

A Tesla começou a enviar convites para um evento do dia da entrega em 22 de março às 15:00 hs (hora local), confirmando uma reportagem da semana passada. Como você provavelmente sabe, a montadora já produziu centenas de veículos na nova fábrica, mas ainda não está autorizada a vendê-los aos clientes.

Após meses de atrasos, a Tesla finalmente recebeu sua licença oficial de construção após a aprovação ambiental de sua nova fábrica com a linha de montagem de veículos elétricos localizada nos arredores da capital alemã.

Acreditava-se que esse seria o passo regulatório final necessário para a Tesla começar oficialmente a produzir veículos na Gigafactory Berlin. No entanto, a aprovação estava vinculada a cerca de 400 condições impostas que a montadora teve que cumprir.

external_image

Embora isso pareça algo muito complexo, as autoridades alemãs disseram na época que esperavam que Tesla cumprisse todos os requisitos nas duas semanas seguintes. Isso teria levado o início da produção e entregas para o final de março, o que a Tesla confirmou agora, ao anunciar o evento do dia da entrega em 22 de março.

A fábrica de Berlim é essencial para os planos de expansão da Tesla na Europa, pois permitirá que ela produza e distribua seus carros elétricos de forma mais eficiente. Atualmente, a Tesla importa veículos Model Y e Model 3 da China para países europeus, mas isso provavelmente terminará quando a Gigafactory Berlin estiver totalmente operacional.

Galeria: Tesla Gigafactory 4 - Berlim

Como resultado, a fábrica chinesa poderá se dedicar mais à produção para o mercado local, levando a cortes significativos nos custos de transporte, bem como prazos de entrega mais curtos.

Por enquanto, a Tesla só confirmou o Model Y na linha de produção na Alemanha, mas a empresa também poderia montar o Model 3 na nova instalação sem muitas modificações. As primeiras unidades do Model Y produzidas na fábrica de Berlim serão equipadas com células de bateria cilíndrica do tipo 2170, com o objetivo de migrar para células cilíndricas do tipo 4680 posteriormente.