Tesla Model Y produzido na Alemanha começa a ser entregue dia 22

A Tesla começou a enviar convites para um evento de entrega na Gigafactory Berlin no dia 22 de março

tesla-giga-berlin tesla-giga-berlin

A espera dos clientes pelas primeiras unidades do Tesla Model Y construídos na Gigafactory Berlin, na Alemanha, está quase no fim, já que a fabricante norte-americana confirmou o início das entregas do SUV elétrico para o dia 22 de março.

A Tesla começou a enviar convites para um evento do dia da entrega em 22 de março às 15:00 hs (hora local), confirmando uma reportagem da semana passada. Como você provavelmente sabe, a montadora já produziu centenas de veículos na nova fábrica, mas ainda não está autorizada a vendê-los aos clientes.

Após meses de atrasos, a Tesla finalmente recebeu sua licença oficial de construção após a aprovação ambiental de sua nova fábrica com a linha de montagem de veículos elétricos localizada nos arredores da capital alemã.

Acreditava-se que esse seria o passo regulatório final necessário para a Tesla começar oficialmente a produzir veículos na Gigafactory Berlin. No entanto, a aprovação estava vinculada a cerca de 400 condições impostas que a montadora teve que cumprir.

Embora isso pareça algo muito complexo, as autoridades alemãs disseram na época que esperavam que Tesla cumprisse todos os requisitos nas duas semanas seguintes. Isso teria levado o início da produção e entregas para o final de março, o que a Tesla confirmou agora, ao anunciar o evento do dia da entrega em 22 de março.

A fábrica de Berlim é essencial para os planos de expansão da Tesla na Europa, pois permitirá que ela produza e distribua seus carros elétricos de forma mais eficiente. Atualmente, a Tesla importa veículos Model Y e Model 3 da China para países europeus, mas isso provavelmente terminará quando a Gigafactory Berlin estiver totalmente operacional.

Como resultado, a fábrica chinesa poderá se dedicar mais à produção para o mercado local, levando a cortes significativos nos custos de transporte, bem como prazos de entrega mais curtos.

Por enquanto, a Tesla só confirmou o Model Y na linha de produção na Alemanha, mas a empresa também poderia montar o Model 3 na nova instalação sem muitas modificações. As primeiras unidades do Model Y produzidas na fábrica de Berlim serão equipadas com células de bateria cilíndrica do tipo 2170, com o objetivo de migrar para células cilíndricas do tipo 4680 posteriormente.