O objetivo é vender exclusivamente carros elétricos a partir de 2025, proibindo os modelos a gasolina e a diesel 10 anos antes do resto da União Europeia. Mas, com os números de vendas mais recentes, parece que a Noruega pode queimar algumas etapas nesse roteiro. 

Isso de acordo com dados do Conselho de Informações sobre Tráfego Rodoviário da Noruega (OFV) publicados no final do primeiro trimestre, em que os carros 100% elétricos conquistaram até 82,9% do mercado. São 26.800 carros elétricos a bateria de um total de 32.342 emplacamentos de veículos. É um recorde até para o país escandinavo, hoje um modelo de eletrificação no Velho Continente.

Tesla model S e VW Passat GTE carregando na rua em Oslo, Noruega

Crescimento exponencial

O resultado faz parte de um contexto de altos e baixos, que vê, por um lado, uma queda nas vendas de 10,9% em relação ao ano passado, mas de outro, leva os carros elétricos a um crescimento de 30 pontos percentuais em relação a 52,8% no primeiro trimestre de 2021 e quase 20 pontos sobre os 64,5% do total acumulado de 2021, que por sua vez tinha sido + 10% de 2020. Com essa tendência, a meta de 100% está muito mais próxima do que o esperado.

Analisando os dados de março, os carros movidos a bateria foram 13.982 de um total de 16.238 emplacamentos: na prática, 86,1%, igual a +6% em relação ao mesmo mês do ano passado. Mérito, reconhece o OFV, especialmente da oferta de Tesla.

Tesla Model Y na liderança

O Model Y, sozinho, tem 3.305 entregas. O SUV de Elon Musk e a irmão Model 3, juntos, representaram cerca de um terço de todo o mercado no mês de março. Dos 25 modelos no topo da lista, apenas 5 não são totalmente elétricos

Os 10 mais vendidos de março

Modelo Venda Fatia de mercado
Tesla Model Y 3.305 20,4%
Tesla Model 3 1.696 10,4%
Volkswagen ID.4 1.111 6,8%
Audi Q4 e-tron 667 4,1%
Hyundai Ioniq 5 591 3,6%
BMW iX 562 3,5%
Polestar 2 549 3,4%
Volvo XC40 386 2,3%
Audi e-tron 359 2,2%
Nissan Leaf 327 2,0%

Galeria: Carros elétricos chineses na Europa