Mary Barra já decidiu. A CEO da GM anunciou que a partir de agora a remuneração dos executivos a longo prazo estará vinculada aos resultados que a montadora alcançar no campo da eletrificação e transição energética.

A nova estratégia sobre os salários dos gestores será aplicada já neste ano e será explicada detalhadamente logo mais. Por enquanto, sabe-se que será baseada na avaliação de uma série de parâmetros que servirão para registrar o trabalho dos gestores.

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Qualidade, tempo e vendas

Então, como os gestores serão avaliados na execução de seu trabalho? A Sra. Barra acredita que três coisas devem ser levadas em conta na decisão da compensação:

  • Volumes de vendas na América do Norte
  • Conformidade com os prazos de lançamento de novos modelos
  • qualidade dos carros em si

Galeria: GMC Hummer - produção na Factory ZERO

Dois milhões de carros elétricos por ano

A decisão tomada por Mary Barra vem após o início da profunda renovação das instalações de produção da GM, que se prepara para lançar uma série de carros de emissão zero no mercado com o objetivo de atingir volumes de 2 milhões de carros elétricos por ano até 2025 e se tornar uma marca exclusivamente elétrica até 2035.

Barra anunciou que vincularia os prêmios aos resultados obtidos durante a apresentação de resultados do primeiro trimestre de 2022, explicando que "nossa remuneração deve estar vinculada ao sucesso da empresa. Ninguém deve duvidar do nosso compromisso em se tornar um fabricante de carros elétricos: essa é a nossa missão e com isso devemos avaliar nosso trabalho".

Galeria: GMC Hummer - SEMA

Só para constar, Mary Barra recebeu US$ 2 milhões em 2020 como salário base e levou outros US$ 13 milhões em prêmios de ações, elevando sua posição sobre as ações da empresa que ela lidera para US$ 23,7 milhões.

Tesla na mira

Não é segredo que a GM quer roubar o cetro da Tesla como a melhor montadora em volumes de vendas de carros elétricos na América do Norte. Para isso, somente em 2022, a GM decidiu alocar 7 bilhões de dólares para expandir a produção nos EUA e anunciou uma nova fábrica para baterias de 50 GWh por ano.

O caminho está traçado e a vontade parece clara, mas no primeiro trimestre do ano, a GM, que interrompeu a produção do "infeliz" Bolt, entregou 457 carros elétricos, incluindo 99 unidades do GMC Hummer. Ainda há um longo caminho a percorrer. No entanto, há muitos modelos chegando ao mercado e acredita-se que as vendas de emissões zero realmente sofrerão uma forte aceleração.