Veja qual pode ser o primeiro sedã híbrido da BYD no Brasil
Montadora chinesa escolherá entre o Qin Plus e o Destroyer 05 como o primeiro sedã híbrido a ser lançado no país ainda em 2022
A ofensiva de carros eletrificados da BYD no Brasil também contará com modelos híbridos e a marca já confirmou que lançará um sedã com esse tipo de propulsão no país até o fim de 2022. No entanto, há duas opções no radar: o Qin Plus e o Destroyer 05, ambos com o mesmo porte e trem de força, mas com visual e especificações próprias.
Qin Plus
Lançado no primeiro semestre de 2021 o BYD Qin Plus conta com a nova tecnologia Super Hybrid DM-i, que é um sistema híbrido plug-in que funciona com um motor 1.5 16V de ciclo Atkinson aliado a um motor elétrico para um total combinado de 217 cv de potência e 32,2 kgfm de torque - a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,9 segundos.
Com quatro modos de condução e baixo consumo de combustível, de apenas 26,3 km/l, o Qin Plus pode ir ainda mais longe segundo a imprensa especializada chinesa, atingindo médias de até 30 km/l em condições reais. Isso representa uma autonomia de nada menos que 1.200 km, o que é um destaque. No modo 100% elétrico há duas opções de alcance: 55 ou 120 km.
Galeria: BYD Qin PLUS
O Qin Plus mede 4,76 metros de comprimento e tem 2,71 metros de distância entre-eixos, enquanto o interior é bem projetado e agrada pelas linha modernas, principalmente no console central, que aparenta refinamento. O sedã híbrido possui um quadro de instrumentos LCD flutuante mais uma tela giratória de 10" para o sistema de informação e entretenimento, combinada com um volante multifuncional de três raios e base achatada.
Destroyer 05
Já o Destroyer 05 é o primeiro modelo da nova série de veículos da BYD que têm nomes de navios de guerra e também utiliza o sistema híbrido DM-i desenvolvido pela própria marca.
Na prática, este novo sedã é uma espécie de versão jovial do Qin Plus. Ele tem visual mais agressivo e ao mesmo tempo refinado, o que dá pra ver nos para-choques, conjunto ótico mais elaborado, rodas de liga leve aro 16" ou 17" e um design mais angular, ao contrário das linhas mais arredondadas do Qin Plus. Ele mede 4,78 metros de comprimento e possui 2,71 metros de distância entre-eixos.
O interior tem visual um pouco mais limpo em comparação a outros modelos BYD e conta com um quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas enquanto que a tela do sistema de informação e entretenimento possui 12,8" (15,6" na versão topo de linha).
Galeria: BYD Destroyer 05
Em termos de tecnologia e segurança, o Destroyer 05 possui comandos de voz, rede 4G, serviço de nuvem, atualizações remotas e pacote de assistência ao motorista que inclui controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixa e reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros itens.
Como dissemos, o trem de força é o mesmo do Qin Plus, composto por um motor 1.5 a gasolina associado a um motor elétrico. No caso do Destroyer, a BYD não divulgou o consumo, mas não deve ficar longe dos números do Qin, que atingir a faixa dos 30 km/l na vida real.
São duas opções de potência: 180 cv e 32,2 kgfm ou 197 cv e 33,1 kgfm, sendo que o primeiro acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e o segundo cumpre a tarefa em 7,3 segundos. O sedã também está disponível com duas opções de autonomia no modo elétrico: 55 km ou 120 km nas versões de topo.
No Brasil em 2022
De acordo com um comunicado recente, a BYD afirmou que planeja lançar o Qin Plus ainda em 2022 no Brasil. No entanto, o InsideEVs conversou com alguns executivos da marca que disseram que ainda existe a possibilidade de lançamento do mais moderno Destroyer 05 aqui no país. Na verdade, a marca chinesa está avaliando as opções e irá optar por um dos dois modelos, algo que será definido em breve.
Atualmente, a linha da BYD aqui no Brasil conta com dois modelos: os recém-lançados BYD Tan, um SUV elétrico com capacidade para 7 ocupantes e o BYD Han, o sedã elétrico topo de linha da marca chinesa que já está em pré-venda.
Agora falando dos futuros lançamentos por aqui, a marca prepara a estreia do BYD Song, um SUV híbrido com autonomia para mais de 1.200 km que chegará no segundo semestre e o BYD D1, um carro elétrico projetado especificamente para os aplicativos de transporte e mobilidade que será lançado em breve.
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