Chineses lançam mais um carro elétrico popular com estilo quadradinho

Conheça o Uni Mini EV, um modelo para 4 pessoas que tem autonomia de até 200 km e custa o equivalente a apenas R$ 27 mil

Lingbox Uni Mini EV Lingbox Uni Mini EV

Uma nova startup chinesa chamada Jemell New Energy se prepara para entrar no mercado com um mini carro elétrico batizado de Uni Mini EV. Na verdade, trata-se de mais um rival para o Wuling Hongguang Mini EV, o atual campeão de vendas do segmento zero emissões na China. 

Lingbox Uni Mini EV é um carro de três portas projetado para quatro pessoas. São duas versões de acabamento disponíveis por preços entre 38.800 e 49.800 yuan, algo entre R$ 27.900 e R$ 35.800 em uma conversão direta. O preço inicial do Uni Mini EV está um pouquinho acima do sugerido para o rival Mini EV, mas ainda é bastante competitivo, mesmo para os padrões chineses. 

E agora falando do visual, o modelo definitivamente não trouxe nada de novo ao mercado. Ele adota o padrão 'quadradinho', visto em modelos como o Chery QQ Ice Cream, por exemplo. No entanto, o fabricante está confiante de que é o design do Lingbox Uni que será decisivo na escolha dos compradores deste pequeno carro elétrico. Ele mede 2.930 mm de comprimento, 1.517 mm de largura e 1.620 mm de altura com uma distância entre-eixos de 1940 mm, na média dos principais concorrentes. 

O interior é simples e conciso seguindo o padrão adotado no segmento com painel de linhas limpas, uma tela multimídia sensível ao toque e um conjunto de botões na parte central do painel. Na frente do motorista está um quadro de instrumentos tradicional analógico. 

As especificações técnicas são idênticas a muitos outros carros elétricos deste segmento. O carrinho é impulsionado por um motor elétrico com capacidade de 27 cavalos de potência e 8,7 kgfm de torque - a velocidade máxima é de 100 km/h. Há duas opções de baterias de lítio-ferro-fosfato com uma capacidade de 11,52 ou 15,96 kWh, o que garante autonomia de 140 ou 201 km, respectivamente, com uma única carga. 

Vale lembrar que a startup Jemell é recente. Ela surgiu em 2020 possui sede na cidade chinesa de Jiangsu. É mais uma opção no mar de possibilidades em termos de carros elétricos urbanos no mercado chinês, o maior do mundo.