Uma nova startup chinesa chamada Jemell New Energy se prepara para entrar no mercado com um mini carro elétrico batizado de Uni Mini EV. Na verdade, trata-se de mais um rival para o Wuling Hongguang Mini EV, o atual campeão de vendas do segmento zero emissões na China. 

Lingbox Uni Mini EV é um carro de três portas projetado para quatro pessoas. São duas versões de acabamento disponíveis por preços entre 38.800 e 49.800 yuan, algo entre R$ 27.900 e R$ 35.800 em uma conversão direta. O preço inicial do Uni Mini EV está um pouquinho acima do sugerido para o rival Mini EV, mas ainda é bastante competitivo, mesmo para os padrões chineses. 

Galeria: Lingbox Uni Mini EV

E agora falando do visual, o modelo definitivamente não trouxe nada de novo ao mercado. Ele adota o padrão 'quadradinho', visto em modelos como o Chery QQ Ice Cream, por exemplo. No entanto, o fabricante está confiante de que é o design do Lingbox Uni que será decisivo na escolha dos compradores deste pequeno carro elétrico. Ele mede 2.930 mm de comprimento, 1.517 mm de largura e 1.620 mm de altura com uma distância entre-eixos de 1940 mm, na média dos principais concorrentes. 

O interior é simples e conciso seguindo o padrão adotado no segmento com painel de linhas limpas, uma tela multimídia sensível ao toque e um conjunto de botões na parte central do painel. Na frente do motorista está um quadro de instrumentos tradicional analógico. 

As especificações técnicas são idênticas a muitos outros carros elétricos deste segmento. O carrinho é impulsionado por um motor elétrico com capacidade de 27 cavalos de potência e 8,7 kgfm de torque - a velocidade máxima é de 100 km/h. Há duas opções de baterias de lítio-ferro-fosfato com uma capacidade de 11,52 ou 15,96 kWh, o que garante autonomia de 140 ou 201 km, respectivamente, com uma única carga. 

Vale lembrar que a startup Jemell é recente. Ela surgiu em 2020 possui sede na cidade chinesa de Jiangsu. É mais uma opção no mar de possibilidades em termos de carros elétricos urbanos no mercado chinês, o maior do mundo.