Maior produtora mundial de baterias, CATL será fornecedora da BMW
A CATL fornecerá células cilíndricas de lítio-íon para baterias de veículos elétricos a partir de 2025
Maior fabricante global de baterias para veículos elétricos, a chinesa CATL se tornará fornecedora de células cilíndricas de íons da BMW a partir de 2025.
Essa notícia interessante foi anunciada pela CATL (via Reuters), que confirmou a assinatura de um acordo com a BMW, mas sem dar muitas informações sobre ele. Acreditamos que os detalhes serão anunciados posteriormente pela própria BMW.
"A gigante chinesa de baterias CATL disse na sexta-feira que começará a fornecer células cilíndricas para a BMW a partir de 2025 para alimentar sua nova série de veículos elétricos.
A fabricante de baterias assinou um acordo com a BMW na qual é nomeada como fornecedora das células cilíndricas para a montadora alemã..."
Galeria: BMW iX xDrive 50i (BR)
No entanto, isso é bastante surpreendente considerando que a fabricante alemã até agora estava contando com o formato de célula prismática e que também é o principal tipo produzido pela CATL.
Se a mudança do formato de célula prismática para cilíndrica em escala é verdadeira, então deve haver uma razão séria por trás disso.
No início deste mês, ouvimos um rumor de que a BMW irá usar baterias cilíndricas em sua plataforma de próxima geração "Neue Klasse", já que esse tipo de bateria tem o potencial de reduzir o custo do sistema de baterias em até 30% (em comparação com o formato prismático). Uma reportagem da Bloomberg na época foi baseado em informações não oficiais de "pessoas familiarizadas com os planos".
A lista de fornecedores de células de bateria do BMW Group inclui Samsung SDI, CATL, bem como EVE Energy e Northvolt. De acordo com o rumor, a BMW gostaria de trabalhar com células de bateria cilíndricas de parceiros existentes.
A palavra "cilíndrico" é crucial, mas não diz qual é o formato exato da base. A Tesla lançou recentemente a produção interna da célula cilíndrica do tipo 4680, que é um passo adiante do tipo 2170 e anterior 1865.
A BloombergNEF observa que, em 2021, as montadoras pagaram uma média de US$ 118 por kWh de bateria, ao nível do pacote, e as células da bateria normalmente compõem quatro quintos do preço de um sistema de bateria.
Devido a um aumento substancial nos custos de materiais de baterias, os fabricantes estão analisando como reduzir os custos. O relatório da Bloomberg sugere que a mudança para o formato de célula cilíndrica ajudaria a reduzir custos. Bem, só o tempo dirá, mas as altas margens operacionais do Tesla podem ser outro indicador disso.
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