A BYD, maior fabricante de carros elétricos e híbridos plug-in da China, está pisando no acelerador em termos de transição energética, com vendas superiores a 100.000 unidades mensais nos últimos três meses.

De acordo com o Securities Times (via CnEVPost), o presidente da BYD, Wang Chuanfu, observou durante a recente reunião anual de acionistas que a eletrificação da indústria automotiva está progredindo mais rápido do que o previsto anteriormente.

"O tamanho que podemos crescer depende de quanto espaço o mercado pode dar. Sentimos que o processo de eletrificação está acelerando muito mais rápido do que pensávamos"

Apesar do alto crescimento da produção, não está sendo fácil corresponder à demanda, que parece avançar ainda mais rápido.

BYD Han (BR) (18)

6 meses de espera

O artigo observa que, de acordo com o National Business Daily, a BYD tem um atraso de pedidos de até 600.000 veículos (número não oficial), o que equivaleria a 5 a 6 meses de espera.

Wang Chuanfu disse também que a empresa está atualmente sob pressão para expandir sua atividades para fora da China.

Galeria: BYD Seal

BYD Seal: início de produção em junho

Um relatório parcial do governo da cidade de Changzhou, na província de Jiangsu, no leste da China (também via CnEVPost), afirma que o recém-revelado BYD Seal entrará em produção este mês.

O volume de produção mensal esperado é de cerca de 15.000 unidades (180.000 anualmente), o que não nos surpreenderia, especialmente porque alguns previram níveis ainda mais altos.

BYD D1 - carro eletrico app de transporte (5)

O BYD Seal recebeu cerca de 22.637 pré-encomendas em apenas 7 horas após o lançamento oficial da pré-venda na China em 20 de maio. O carro começa em 212.800 CNY (R$ 160.600), após deduzir subsídios, e oferece uma autonomia CLTC de 550 km. As versões de Longo Alcance podem ir até 650-700 km.

No geral, a BYD parece estar muito bem preparada para essa expansão, pois já ampliou seu desenvolvimento interno e produz a bateria de lâmina (química LFP). A BYD também conseguiu lidar muito bem com a escassez de semicondutores devido à produção interna e aos recentes bloqueios.

A linha se expande consistentemente e segue para 20 modelos (contando BEV/PHEV separadamente). Vários deles, como o Song PHEV, Qin PHEV, Han BEV, Dolphin BEV, e o novo Yuan BEV excedem um nível de vendas de 10.000 unidades por mês no país asiático.

A BYD também irá acelerar a eletrificação aqui no Brasil. A marca já vende por aqui os modelos totalmente elétricos Tan EV e Han EV e se prepara para lançar o BYD D1, o carro criado para os aplicativos de mobilidade e frotas. Mais adiante, será a vez Song PHEV, um SUV híbrido plug-in que se destaca pela autonomia combinada de até 1.200 km.