Quando se fala em carro elétrico, logo vem à mente questões como zero emissão de poluentes, aquecimento global e meio ambiente. No entanto, uma pesquisa bem interessante realizada pela Polestar nos Estados Unidos revelou que os motivos pelos quais as pessoas compram esses veículos são mais variados. 

O estudo encomendado pela Polestar é baseado em uma ampla pesquisa com mais de 5.000 motoristas. Eles foram questionados sobre os motivos pelos quais optaram pelos carros elétricos e, mais especificamente, sobre as motivações ambientais relacionadas à compra.

Caoa Chery iCAR 2023 (3)

O resultado pode surpreender e revela que nada menos que 55% dos entrevistados disseram não ter razões ambientais em mente. Se aprofundando nos dados, a pesquisa mostra que a faixa etária entre 18 e 24 anos dá mais importância ao tema, que vai diminuindo conforme a idade aumenta. 

"A ideia de luxo sendo definida pelo que está 'sob o capô' foi substituída na era elétrica com a priorização de conectividade perfeita, integração nos ecossistemas digitais existentes e bom design de UX.

"As pessoas estão mudando para carros elétricos por mais do que apenas razões ambientais, e o foco da Polestar na tecnologia no veículo significa que eles podem ter tudo o que querem em um pacote ambientalmente amigável", disse Gregor Hembrough, chefe da Polestar América do Norte.

Segundo a pesquisa, a questão do meio ambiente foi o quesito mais importante para 12% dos compradores de carros elétricos da geração Z (18 a 24 anos). Esse número é quase o dobro que o apresentado pelos representantes da geração X (25 - 41 anos) e três vezes maior que os Baby Boomers (57 - 74 anos).

volvo---recarga

Economia de combustível

Mas voltando aos aspectos gerais do estudo, a maioria dos entrevistados (48%) declarou que o principal motivo para a escolha de um carro elétrico foi a economia de combustível que o uso de energia elétrica proporciona.

Logo em seguida, questões como alto desempenho e conforto de condução foram os argumentos escolhidos por 30% dos motoristas de modelos com zero emissão. 

Tecnologia

Por fim, o estudo revelou que 40% dos entrevistados mencionaram o desejo de ter um veículo com um moderno sistema multimídia, com ampla conectividade e que seja atualizável. 

E aproveitando a deixa, a Polestar destaca que essa é uma das razões pelas quais a montadora optou por lançar o sistema Android Automotive para os seus veículos elétricos, o que inclui um "cuidado excepcional no ambiente que o motorista percebe quando está a bordo".