Mercedes 'dobra a meta' de produção de baterias da parceira chinesa CATL

Rumo à meta de se tornar totalmente elétrica em 2030 nos principais marcados, montadora alemã irá demandar 200 GWh por ano

Mercedes-Benz battery Mercedes-Benz battery

Após o anúncio da CATL sobre a nova fábrica de baterias de 100 GWh/ano na Hungria, a Mercedes-Benz anunciou uma expansão da parceria de fornecimento de baterias com a empresa chinesa, a maior do mundo no segmento. 

A Mercedes-Benz e a CATL trabalham juntas desde 2020 e o nível da parceria só vai aumentar, já que a Mercedes-Benz será a primeira parceira a receber baterias da próxima fábrica húngara com "o maior volume inicial de pedidos" (o número exato não foi divulgado).

A Mercedes-Benz anunciou em julho de 2021 que gostaria de se tornar uma marca totalmente elétrica até o final da década (ao menos nos mercados onde isso for possível), o que exigirá mais de 200 GWh de células de bateria anualmente.

Espera-se que um volume tão alto de baterias seja fornecido por um total de oito locais de produção de acumuladores de íons de lítio (incluindo quatro na Europa), o que significa 25 GWh por fábrica em média.

Espera-se que a fábrica da CATL na Hungria forneça células de bateria para os modelos Mercedes-Benz de próxima geração. Não sabemos os detalhes, mas considerando que alguns dos modelos Mercedes-Benz (como EQA, EQB) serão equipados com baterias LFP (a partir de 2024), pode ser isso. A CATL é especializada na química LFP.

Outra célula de bateria virá da Automotive Cells Company (ACC) - uma joint venture de baterias entre Stellantis e a Total, já que a Mercedes-Benz se juntou à dupla em 2021.

É claro que a Mercedes-Benz também está usando baterias de outros fabricantes de baterias em todo o mundo, mas essas duas foram especificamente mencionadas como os parceiros cruciais na Europa.

Markus Schäfer, Membro do Conselho de Administração do Grupo Mercedes-Benz AG, CTO responsável pelo desenvolvimento e aquisição disse:

"Esta nova fábrica da CATL europeia de última geração na Hungria é outro marco para a ampliação da nossa produção de EV, juntamente com nossos principais parceiros.

Com a CATL temos um líder tecnológico como nosso parceiro para nos fornecer – como o primeiro e maior cliente da capacidade inicial da nova fábrica – com células de bateria neutras de CO2 de primeira linha para nossos veículos elétricos de próxima geração na Europa, seguindo assim nossa abordagem local-local em compras. Estamos orgulhosos de ver nossa Ambition 2039 apoiada pelo compromisso da CATL com a produção neutra em CO2 na Hungria."