page ad skin

Renault Zoe: como é viajar de São Paulo ao Paraná com um carro elétrico?

Fizemos um bate e volta para visitar a fábrica da Renault na capital paranaense a bordo do carro elétrico de proposta urbana

Renault Zoe: viagem de carro elétrico - parada para recarga

O Renault Zoe, um habitué na garagem do InsideEVs, recebeu uma nova missão. Desta vez, o carro elétrico que já passou aqui na redação para teste e até avaliação de longo prazo, foi escalado para uma viagem bate e volta até a capital do Paraná para uma visita ao complexo industrial da Renault em São José dos Pinhais.

Nessa viagem, acompanhei o Fábio Trindade, diretor executivo da Motorsport Network no Brasil, até a capital paranaense, revezando ao volante durante a viagem de pouco mais de 400 km. Se por um lado, o Renault Zoe já era um carro bem conhecido aqui na redação, por outro a viagem mais longa era algo inédito com esse modelo. 

E quando a gente pensa em carro elétrico, acho que a primeira coisa que vem à cabeça é a autonomia. Sim, o tão temido alcance, ou ainda 'ansiedade de alcance', que é um termo bastante usado lá fora.

Então vamos logo às contas: uma viagem de 400 km pra uma autonomia declarada de 385 km, ou seja, nenhum problema se você considerar uma parada pra recarga no meio do caminho. No nosso caso, a programação era parar no Posto Graal Buenos Aires, na Rodovia Régis Bittencourt, região de Registro (SP). 

Saindo de São Paulo (SP) logo após a hora do almoço, o objetivo era chegar em Curitiba a tempo de jantar e descansar para visitar a fábrica no dia seguinte, logo pela manhã. 

Pé na estrada, trânsito carregado na saída de SP, mas ainda assim fluindo, e como sempre: olho no consumo de energia e na autonomia. Nos primeiros quilômetros o consumo fica um pouco mais alto, mas depois vai melhorando e então vem o trecho da serra do Cafezal, um longo declive com cerca de 30 km.

Renault Zoe carro eletrico viagem sao paulo curitiba 20

No final da descida, a grata surpresa de dirigir um carro elétrico: o painel indicando uma autonomia de quase 400 km. No entanto, vale lembrar que a medição do carro elétrico é atualizada constantemente e se baseia nos últimos quilômetros percorridos. Então dava pra saber que esse número voltaria a cair rapidamente assim que voltássemos a dirigir no trecho 'normal'. 

E de fato, assim foi, até percorremos os 180 km até a primeira parada no posto Graal Buenos Aires, um dos principais pontos de apoio nesta rota. O local possui uma estação de recarga da EDP, com dois carregadores, um de 22 kW e outro ultrarrápido de 150 kW. No caso do Zoe, a potência máxima de carregamento é de 50 kW em corrente contínua, mas mesmo tivemos que utilizar o de menor capacidade. Motivo? Um BMW i3, velho conhecido do local e até com menções no Google, estacionou e utilizou o carregador mais potente. 

Para utilizar os carregadores da EDP é necessário localizar o ponto de recarga no mapa e liberar o uso por meio do aplicativo no smartphone. Vale destacar que o app é fundamental nesse processo e no caso de impossibilidade de utilizá-lo, seja qual for o motivo, é necessário o uso de um cartão. Como nem todo mundo tem um cartão da EDP (nós nem sabíamos que existia essa opção), a empresa geralmente deixa um com algum funcionário do local onde o carregador fica instalado. 

Renault Zoe carro eletrico viagem sao paulo curitiba 15

A dica para quem vai viajar com carro elétrico é manter esses aplicativos sempre atualizados, e possivelmente logados, para evitar surpresas desagradáveis. Neste nosso primeiro contato, o aplicativo solicitava atualização, mas o que complicou foi o processo de recuperação de senha que estava inoperante em um dos smartphones, mas no fim das contas conseguimos.

Nessa primeira parada, ficamos cerca de 1 hora e meia, tempo suficiente para um lanche e conferir os e-mails enquanto o carro era recarregado. Na saída, uma surpresa: a bateria estava com 87% (não 100%, como previsto) e o carregador estava 'travado', ou seja, não dava pra retomar o carregamento, não sendo possível desbloqueá-lo nem mesmo pelo aplicativo, onde o status da recarga ficou pendente. 

Como o meu aplicativo estava com o carregamento 'travado' e o Fábio não conseguiu recuperar a senha, decidimos seguir viagem. Afinal a autonomia disponível era suficiente para chegar ao destino, ao menos em teoria, então não havia motivo pra preocupação. 

Renault Zoe carro eletrico viagem sao paulo curitiba 19

Pé na estrada, iniciamos a segunda perna da viagem, descendo rumo ao Sul enquanto o dia escurecia. Poucos quilômetros adiante o relevo começa a mudar drasticamente: muitas subidas e poucas descidas de serra em uma sequência que chega a ser cansativa por conta das reduções constantes, radares de baixa velocidade e muitos caminhões.

E é aqui que começa o problema: o consumo de energia e a estimativa de autonomia começam a cair bruscamente nessas condições, e por causa dos caminhões, tivemos que reduzir bastante a velocidade média da viagem e planejar uma segunda parada para recarga, inicialmente descartada. 

Por volta das 21h00 nos aproximamos da região metropolitana de Curitiba. Um certo alívio e algumas possibilidades de pontos de recarga começam a surgir na tela do aplicativo. Temperatura batendo 9º, mas com sensação de 7º e uma garoa persistente, finalmente paramos no posto indicado. No local, um carregador Volvo com 7 kW, o que é pouco para um eletroposto na rodovia, mas como estávamos próximos de Curitiba, serviria para atenuar um pouco a "ansiedade de alcance". 

Renault Zoe carro eletrico viagem sao paulo curitiba 14

Após estacionar, entramos no local para fugir do frio e tomar um café. Mas em menos de 10 minutos um funcionário do posto nos acena e informa que o carregador está 'apagado'. Logo de cara verificamos que o mesmo estava com o disjuntor desarmado e poderia voltar a funcionar normalmente. Decidimos seguir viagem sem mais recarga, era muito tarde e o restinho de energia era suficiente para chegar ao destino. Sem folga, mas o bastante, era só manter o pé controlado. 

Quase 22h00 e enfim chegamos ao destino, o Hotel Mercure no bairro de Batel, região central de Curitiba. Primeira parte da missão concluída e ainda restava 12% da bateria, ou em termos práticos, cerca de 30 km de autonomia indicando no marcador. Ao estacionar o carro, perguntamos se havia algum ponto de recarga, algo esperado para um hotel deste porte, mas não tinha. O funcionário nos disse que vários clientes já pediram, o que inclui donos de BMW, Volvo, Audi e Porsche. 

Logo pela manhã, por volta das das 8h30, saímos rumo ao complexo da Renault em São José dos Pinhais (PR), ali mesmo na região metropolitana, a 18 km do local. Como era contrafluxo, a viagem foi tranquila e chegamos na fábrica no horário programado, estacionando o Zoe na vaga exclusiva do carregador, que tinha 22 kWh de potência. Sim, chegamos com 12 km de autonomia restante.

Considerando o tempo de duração da visita (toda a parte da manhã), a potência de 22 kWh seria mais que suficiente para carregar totalmente a bateria. Sem problemas nesse ponto.

Visita à fábrica terminada, almoço concluído, é hora de voltar. Com a bateria a 100% o plano era parar para carregar no posto Graal Petropen, na BR-116 e mesma região onde paramos na ida, porém no sentido oposto.

Renault Zoe carro eletrico viagem sao paulo curitiba 7

Retorno

Saímos de Curitiba com trânsito livre e sem ocorrências. Cerca de 200 km depois, seguindo o fluxo normalmente, chegava a hora da primeira parada, conforme previsto. Dia claro, sem chuva e com velocidade máxima da via quase que constante.

Ao chegar ao posto e estacionar no carregador, que também era da EDP, desta vez optamos pelo de recarga ultrarrápida. A potência era de 150 kW, no caso limitada a 50 kW, que é o máximo suportado pelo Zoe em corrente contínua DC. Desta vez com a lição de casa feita: aplicativo atualizado previamente e logado. 

Pelas contas, seria preciso menos de 1 hora para recarregar 100% da bateria. De fato, depois de uma pausa para um lanche, voltamos ao carro após 50 minutos: estado da carga era de 95%. Esperamos menos de 10 minutos, desconectamos o plugue e iniciamos a segunda perna da viagem com a bateria totalmente carregada - tudo tranquilo e conforme o programado. 

Renault Zoe carro eletrico viagem sao paulo curitiba 6

Considerando a estimativa de autonomia, e agora, diferentemente da ida, levando em conta um pequeno trecho de subida de serra e a distância restante a ser percorrida, o resto da viagem seria tranquilo. Deu pra dirigir acompanhando o fluxo, sem restrições, inclusive aproveitando a desenvoltura do motor elétrico pra subir a serra sem esforço algum - o carro parece estar no plano.

Antes das 20h00, depois de quase 200 km após a única parada, chegamos ao destino final, a redação do Motor1/InsideEVs na zona oeste de São Paulo (SP) sem nenhuma ocorrência e com consumo final de 16 kWh/100 km - viagem tranquila. 

Conclusão

Como eu disse no início, a gente já havia testado e avaliado o Renault Zoe, inclusive com a última avaliação sendo de longa duração, então o comportamento do carro elétrico não era exatamente uma novidade. Destaque sempre para o torque disponível a partir de 0 rpm, ótimo para retomadas extremamente seguras. Nas serras, o Zoe ganha velocidade fácil, mais fácil que carros a combustão. 

A viagem mais longa foi uma oportunidade de entender melhor o carro e a experiência de dirigir fora da cidade, que de certa forma foge um pouco da proposta de um carro elétrico compacto, que é principalmente o uso urbano. E claro, para entendermos as variações e desafios de infraestrutura.

Pontos de recarga, sem dúvida, é o nosso grande desafio. Pelos aplicativos, São Paulo nos mostra centenas de opções na área metropolitana, mas basta entrar nas estradas para ficarem escassos. A tendência, claro, é que o número de carregadores aumente gradativamente, acompanhando a chegada de mais carros elétricos.

Sobre o carro, o Zoe agradou pelo desempenho, mais que suficiente em todas as situações que enfrentamos e também pelo conforto a bordo, seja pelo bom nível de acabamento e isolamento acústico, como pela suspensão bem calibrada, estabilidade e visibilidade.

Apesar de não ser a geração mais recente de carros elétricos da marca (a evolução é muito rápida nesse segmento e a própria Renault terá boas novidades por aqui em breve), o Zoe não deixou a desejar em praticamente nada. E sobre o ponto crucial, que é a autonomia, os 385 km (WLTP) declarados correspondem à realidade principalmente em seu uso na cidade. Encarar longos de trechos de serra, atrás de caminhões em baixa velocidade, obviamente, impactará neste número.

Se já é possível viajar de carro elétrico? A resposta é sim. No caso do Zoe, e como em todo carro elétrico, é preciso planejamento. Distâncias entre 400 e 500 km são viáveis com apenas uma parada para recarga. No entanto, isso vai variar de acordo com o estilo de condução, topografia e até temperatura (lembrando que no clima mais frio o consumo de energia aumenta).

Com Fábio Trindade/Motor1.com

Renault Zoe 2022

Autonomia elétrica 385 km (WLTP) / consumo cidade: 7,2 km/kWh; estrada: 5,9 km/kWh
Potência e torque 100 kW (135 cv) / 25 kgfm
Tempo de recarga 50 kW - DC 20-80% em 50 minutos
Comprimento e entre-eixos 4.084 mm; 2.588 mm
Altura 1.562 mm
Largura 1.945 mm (com os retrovisores)
Aceleração 0 a 60 km/h: 4,3 s; 0 a 80 km/h: 6,3 s; 0 a 100 km/h: 9,2 s
Velocidade Máxima 145 km/h
Bateria 54,7 kWh (52 kWh úteis)
Peso 1.502 kg em ordem de marcha
Capacidades porta-malas: 338 litros
Preço de entrada R$ 239.990
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários