A Porsche supostamente está trabalhando em um veículo elétrico emblemático para ocupar o topo da linha, acima de Cayenne, Panamera e Taycan. Aparentemente será um veículo mais alto, embora não se pareça com um SUV tradicional, e oferecerá três fileiras de assentos, o que significa que também será o maior veículo a usar o emblema Porsche.

A notícia foi confirmada pelo CEO da Porsche, Oliver Blume, que disse ao Automotive news que

Planejamos adicionar um novo modelo de SUV totalmente elétrico ao nosso portfólio atrativo, que sairá da linha de produção em Leipzig. Isso expandirá ainda mais nossa posição no segmento automotivo de luxo. Estamos mirando os segmentos de margem mais alta em particular e pretendemos aproveitar novas oportunidades de vendas dessa forma.

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O modelo é internamente conhecido como "K1" e deve estrear por volta de 2025, juntamente com um sucessor totalmente elétrico para o carro esportivo 718. A Porsche quer que metade dos veículos na linha sejam híbridos plug-in ou veículos 100% elétricos até 2025, e espera que a participação aumente para 80% até o final da década.

Pouco se sabe sobre o próximo SUV elétrico de três fileiras, mas a Porsche disse que contará com a tecnologia do Concept Mission R revelado no ano passado. Algumas das inovações do estudo incluíram um sistema elétrico de 920 volts e o NFRP (abreviação de plástico reforçado com fibra natural) em vez de CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono) para alguns dos painéis estruturais e de carroceria - isso promete tornar o veículo mais sustentável.

Espera-se que o Porsche de 7 lugares seja revelado em 2025 e, em seguida, comece a ser vendido um ano depois em todos os principais mercados da Porsche. Até lá, a Porsche terá dois carros elétricos na linha, o Taycan e o Macan EV, e em 2026 também lançará um sucessor totalmente elétrico para o atual Panamera, bem como a já mencionado sucessor elétrico do Porsche 718. 

No início da década de 2030, a Porsche provavelmente só manterá um veículo com motor a combustão interna em sua linha, o 911. O fabricante declarou no passado que não planeja eletrificar o 911, embora tenhamos ouvido relatos de que 911 com powertrains eletrificados eventualmente farão parte da linha. E eles podem até ter baterias de estado sólido, que podem se tornar viáveis para uso em veículos de produção caso seu custo caia o suficiente até o ano de 2030.