page ad skin

Rimac Nevera atinge 412 km/h e se torna o carro elétrico mais rápido do mundo

O recorde foi estabelecido no mês passado na Alemanha, pelo principal piloto de testes e desenvolvimento da Rimac.

Rimac Nevera em recorde de velocidade

O Rimac Nevera se tornou o carro elétrico de produção mais rápido do mundo depois de ter atingido a velocidade máxima de 412 km/h no mês passado. O recorde vem ratificar o número atingido, de forma independente, em um evento na California onde o superesportivo acelerou de 0 a 100 km/h em incríveis 2,00 segundos.

A verificação oficial do recorde de velocidade máxima aconteceu no dia 23 de outubro na pista Automotive Testing Papenburg na Alemanha, uma pista oval com retas suficientemente longas (4 quilômetros de extensão). Não existems muitas pistas pelo mundo que possam ser utilizadas para atingir velocidades superiores a 400 km/h justamente pelo raridade de um veículo conseguir atingir esta velocidade.

Miro Zrnčević, piloto chefe de testes e desenvolvimento da Rimac, com o recorde Rimac Nevera

Antes da tentativa recorde, o Nevera foi colocado no seu modo de velocidade máxima, o que cria um perfil aerodinâmico que equilibra o arraste aerodinâmico e a força descendente para assegurar a estabilidade em alta velocidade. O superesportivo elétrico também foi equipado com pneus Michelin Cup 2R, com um técnico Michelin no local para verificar o seu estado.

Recorde de velocidade máxima de produção de veículos elétricos de Rimac Nevera

Com Miro Zrnčevic, Piloto-Chefe de Teste e Desenvolvimento da Rimac, ao volante, o Nevera conseguiu atingir uma velocidade máxima de 412 km/h (256 mph), exatamente como foi simulado há muitos anos atrás.

O grande desafio era conseguir a entrada perfeita na reta a partir das seções curvas da pista para dar ao carro a melhor chance possível de atingir a sua velocidade máxima. Assim que o carro atingiu a marca de 250 km/h, Miro foi capaz de liberar toda a potência do conjunto de quatro motores e bateria, catapultando o Nevera para a faixa dos 400 km/h (248 mph). 

Recorde de velocidade máxima de produção de veículos elétricos de Rimac Nevera

A velocidade máxima de 412 km/h (256 mph) foi suficiente para fazer do Nevera o detentor do recorde mundial para o carro elétrico de produção mais rápido do mundo e também o carro mais rápido já registrado na pista de Papenburg. A velocidade máxima foi medida utilizando o equipamento Racelogic V-Box, o mesmo dispositivo de medição baseado em GPS de alta precisão utilizado pela equipe Motor1.com e InsideEVs.com aqui para testes aqui no Brasil. 

"Acelerar a 412 km/h, ou 256 mph, significa viajar a um terço da velocidade do som. Conseguir isso sozinho num carro homologado para as ruas é incrivelmente complexo, mas com o Nevera criamos um carro que pode percorrer longas distâncias com uma única carga, pode enfrentar pistas de corrida apertadas e tortuosas, bem como bater recordes de velocidade em linha reta, tanto em aceleração como para velocidade máxima".

Miro Zrnčević, Piloto-Chefe de Teste e Desenvolvimento da Rimac

O piloto acrescentou ainda que ficou impressionado com a composição e estabilidade do carro em velocidade máxima, o que é testemunho do "trabalho espantoso" realizado pelas equipes de aerodinâmica e dinâmica de veículos da Rimac.

Recorde de velocidade máxima de produção de veículos elétricos de Rimac Nevera

Quem comprar o Nevera receberá um veículo com a configuração tradicional, ou seja, potência de 1.914 cv e torque de 240,7 kgfm com a velocidade máxima limitada de 219 mph (352 km/h). Para atingir a velocidade máxima de 412 km/h (256 mph) será necessário contar com o apoio da equipe da Rimac em condições controladas durante eventos especiais reservados para clientes. A maioria das precauções são direcionadas para garantir que os pneus estejam devidamente montados, e aptos, para atingir velocidades tão elevadas.