A Renault renova seu compromisso com o Projeto Noronha Carbono Zero com a entrega de mais 3 novos Kwid E-Tech elétricos. Em parceria com a administração da ilha, que proibirá a entrada de novos veículos a combustão no arquipélago a partir de 12 de agosto de 2023, a fabricante oferece o seu modelo puramente elétrico para test-drive e experimentação.

A nova legislação da ilha ainda prevê, de 2030 em diante, a retirada de todos os veículos movidos a gasolina, álcool e diesel. Atualmente já são 49 veículos 100% elétricos da Renault circulando no arquipélago, que inclusive, possui oficina parceira para atendimento aos clientes locais. 

“Mais do que fabricar automóveis, queremos ser reconhecidos como uma marca moderna, tecnológica e inovadora. A gama Renault E-Tech conecta inovação e tecnologia a um mundo mais sustentável. E esta é a nova visão de futuro na Renault do Brasil”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Fases do Projeto Noronha Carbono Zero

A primeira fase do projeto aconteceu em 2019 com a entrega dos primeiros carros 100% elétricos para a Administração de Fernando de Noronha. Foram 6 veículos, sendo 3 unidades do Zoe, 2 do Twizzy e 1 do Kangoo. Além dos carros, também foram cedidos 4 carregadores para uso oficial da Administração local em regime de comodato.

A segunda fase foi a inauguração do ecoposto público para o carregamento dos carros elétricos que já circulam da ilha, em uma ação da Mobilize, marca do Renault Group, em parceria com a Administração de Fernando de Noronha, a WEG e a Polo.

O ecoposto, localizado no bairro da Floresta Nova, pode atender até seis carros ao mesmo tempo e gera 26MWh por ano com base de energia solar, através de placas fotovoltaicas instaladas em sua cobertura de 90 m². Além de carregar os diversos carros elétricos que já rodam na ilha, também gera energia para a população local.

Renault Zoe: viagem de carro elétrico - Hotel no Paraná

Renault Zoe

A terceira fase foi o lançamento do Projeto Trilha Verde, que entregou 10 unidades do Renault Zoe E-Tech, em mais uma ação da Mobilize. Os veículos 100% elétricos são utilizados em Fernando de Noronha pelo projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia Pernambuco, companhia energética do estado.

Os novos Renault Kwid E-Tech elétricos será utilizados utilizada pela equipe da Neoenergia, administração da ilha, empreendedores locais e também por turistas. Além da Renault e da Neoenergia, o programa conta com a participação do Governo de Pernambuco, da administração distrital da Ilha de Fernando de Noronha e outros parceiros.

No Brasil, desde 2013 a Renault comercializa veículos elétricos para empresas e projetos de mobilidade sustentável com os modelos: Zoe E-Tech, Twizy, Kangoo E-Tech e Kwid E-Tech.

Renault Megane E-Tech Electric

Renault Megane E-Tech Electric chega em 2023

Ao todo já são mais de 1.400 veículos elétricos Renault em circulação no país – até o mês de novembro, as vendas ultrapassaram as 1.000 unidades em um único ano. E para 2023, já estão confirmados para o mercado brasileiro três veículos 100% elétricos: Megane E-Tech, novo Kangoo E-Tech e Master E-Tech.