A Tesla anunciou esta semana que a linha de produção piloto da Kato Road em Fremont, Califórnia, alcançou um novo marco de produção. De acordo com o tweet da empresa, a equipe conseguiu produzir cerca de 868.000 células cilíndricas de íons de lítio do tipo 4680 durante os últimos 7 dias.

A montadora norte-americana também acrescentou uma referência de que tal número é suficiente para mais de 1.000 veículos elétricos. Atualmente, o único modelo equipado com as células de bateria do tipo 4680 é o Tesla Model Y, fabricado no Texas.

"Parabéns à equipa de células 4680 por ter conseguido 868k células construídas nos últimos 7 dias - igual a 1k+ carros!"

Células de bateria do tipo Tesla 4680 no Tesla Giga Texas

Células de bateria Tesla do tipo 4680 na Tesla Giga Texas

4680-type cylindrical battery cell production milestone: 868,000/7 days (enough for 1k+ cars).

Anteriormente, ouvimos dizer que a instalação produziu um número cumulativo de um milhão de células do tipo 4680 em Fevereiro (desde que a produção começou em 2020).

Não sabemos qual é o número acumulado atual de células, mas com 10 meses de avanço, já deve ter superado a marca de 10 milhões de unidades.

 

Se combinarmos as últimas notícias com a informação anterior de que a fábrica Tesla Giga Texas produziu pela primeira vez 3.000 unidades do Model Y por semana, verifica-se que não mais do que cerca de um terço está equipado com células de bateria do tipo 4680 (Tesla Model Y AWD).

Isto significa que os restantes 2.000 Model Y/semana eram versões de longo alcance AWD, alimentadas por células de bateria do tipo 2170.

Produção anual

Muitos se questionam qual seria a produção anual da instalação piloto de baterias da Tesla na Califórnia.

Se combinássemos o número de mais de 1.000 automóveis Model Y e mais de 50 semanas por ano, a taxa de produção poderia ser de 3,5-4 GWh/ano. Isto é cerca de um décimo da produção da Tesla Gigafactory 1 em Nevada, nos Estados Unidos

A Tesla disse inicialmente que a linha de produção piloto deverá produzir 10 GWh de baterias anualmente. Isso é muito, mas ainda não é suficiente para 5.000 unidades do Model Y por semana (250.000 por ano) no Texas, que é o objetivo final. 

Isto significa que a Tesla terá de iniciar a produção de volume de células de baterias do tipo 4680 também nas instalações de Giga Texas para fazer a transição completa para 4680 no Texas e apoiar o lançamento do Tesla Cybertruck.